Joinville promove capacitação sobre prevenção à violência escolar e saúde mental
Orientadores escolares participam do evento
A Secretaria de Educação deu mais um passo na implementação dos protocolos de Prevenção à Violência Escolar e de Saúde Mental nas Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Joinville. Nesta terça-feira, 2, os orientadores escolares de toda a Rede Municipal de Ensino se reuniram para começar a formação e capacitação necessárias para aplicação das diretrizes nas unidades.
Eles terão oito encontros até o fim do semestre, sendo os dois primeiros realizados no formato presencial nesta terça-feira, na Escola de Jovens e Adultos. Os demais ocorrerão semanalmente no modelo remoto síncrono.
A formação é realizada pela Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Vozes da Educação, uma consultoria especializada na capacitação de profissionais da área de todo o Brasil.
Capacitação
“Os protocolos buscam sistematizar o atendimento às crianças e dar mais assertividade ao nosso trabalho, que é de garantir a presença dos alunos na escola e em condições de aprender. São conjuntos de procedimentos que vão permitir que atuemos de forma eficaz em situações de violência ou questões de saúde mental”, explica o secretário de Educação, Diego Calegari.
Durante a capacitação, os orientadores escolares vão entender mais sobre a violência escolar, bullying, saúde mental, práticas de escuta e acolhimento, além de como lidar com cada uma das situações. Na rotina escolar, são eles os responsáveis pelo acompanhamento do desempenho individual e desenvolvimento dos alunos.
As diretrizes de Prevenção à Violência Escolar e de Saúde Mental foram lançadas no mês passado dentro do programa Busca Pró-Ativa, que busca garantir o direito ao acesso e permanência das crianças e adolescentes nas escolas.
Dentro das diretrizes do protocolo de prevenção à violência, por exemplo, estão os procedimentos internos, estratégias e fluxos relacionados com diversas situações, como violência, depredação do patrimônio, agressão, ameaças, furto e roubo, entre outras situações.
Leia também:
1. Prefeito de Guaramirim é preso ao voltar de viagem de férias
2. Mulheres são amarradas e amordaçadas por criminosos durante assalto em Joinville
3. Cover de dança K-pop de Joinville faz sucesso no TikTok; conheça grupo
4. Saiba como estão preparativos do Jonville Vôlei para Superliga A e Catarinense
5. Casa de Jair Bolsonaro vira alvo de operação da contra dados falsos de vacina