X
X

Buscar

Joinville promove semana de prevenção ao alcoolismo com ações educativas

Atividades serão realizadas de 16 a 26 de fevereiro

Até o dia 26 de fevereiro, Joinville realiza a Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo 2025. A programação conta com palestras e campanhas educativas para conscientizar a população sobre os riscos do consumo abusivo, além de fortalecer a prevenção.

A lista com todas as atividades está disponível no site da prefeitura.

O objetivo é propor ações e estratégias para conscientizar a população sobre as consequências do consumo excessivo de álcool, além de promover ações preventivas para reduzir o consumo nocivo especialmente entre jovens e adolescentes.

Programação

Haverá encontros com grupos de familiares no Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CAPS AD) e no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ). Além disso, terão rodas de conversa sobre prevenção ao alcoolismo nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos bairros Jardim Paraíso, Parque Guarani, Aventureiro e Comasa, além de atividade na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Estevão de Matos.

Nesta quarta-feira, 19, haverá uma ação com mulheres da comunidade Vigorelli. As atividades de conscientização serão realizadas na Arena Joinville durante uma partida de futebol. Os organizadores da semana vão estender uma faixa sobre o tema no gramado.

Uma ação parecida será realizada no Centreventos Joinville, durante uma partida de voleibol do time da cidade. No carnaval, equipes vão entregar panfletos sobre o tema na avenida Beira Rio para os foliões. Essas ações têm o apoio da Escola Pública de Trânsito (Eptran).

No dia 21 de fevereiro, às 20h, haverá uma palestra sobre prevenção ao uso de drogas e álcool na Paróquia São João Batista, no Fátima, com a palestrante e psicóloga Katlen da Silva. A palestra é aberta ao público em geral.

O presidente do Comad, Rodrigo de Souza Marques, enfatiza que a prevenção do alcoolismo é fundamental para minimizar impactos na saúde pública, segurança e economia. Ele explica que o consumo abusivo de álcool contribui para o aumento da violência doméstica, acidentes de trânsito, afastamentos no trabalho e agravamento de doenças físicas e mentais, além de sobrecarregar os sistemas de saúde e assistência social. “Prevenir significa investir em educação, conscientização e acesso a tratamento, promovendo uma cultura de consumo responsável e apoio às pessoas em situação de dependência”, avalia Marques.

Serviços oferecidos pela rede pública municipal

Um dos objetivos da Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo é conectar a comunidade às redes de apoio. A rede pública municipal de Joinville oferece opções de tratamento e acompanhamento para quem está sofrendo com o alcoolismo. É possível procurar qualquer UBSF para esse atendimento.

A gerente de serviços especiais e saúde mental da Secretaria da Saúde de Joinville, Ana Carolina Giacomini, explica que o CAPS AD oferece um serviço especializado para pessoas que fazem uso problemático de álcool e outras drogas. Segundo ela, a procura é voluntária e não exige encaminhamento médico, permitindo que qualquer pessoa busque atendimento a qualquer momento.

“O usuário vai ser atendido por um profissional que fará a escuta da situação, a avaliação do caso e definirá um projeto de tratamento no serviço. A pessoa será acompanhada por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e médicos, para ajudá-la a ter uma melhor condição de saúde e qualidade de vida”, detalha a gerente.

O CAPS AD tem atendimento com grupos voltados também para a família. O serviço oferta atendimento para as famílias mesmo que a pessoa que faz uso não esteja em tratamento.

O CAPS AD fica na rua Doutor Plácido Olímpio de Oliveira, 1489, Anita Garibaldi. Funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h. O local é responsável por prestar atendimento integral a pessoas com sofrimento decorrente do uso ou abuso de álcool e substâncias psicoativas e tem como objetivo trabalhar a reabilitação psicossocial ao longo do dia.

“Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o álcool cria muitos problemas, situações desafiadoras. É uma substância psicoativa e traz muitos prejuízos para a pessoa que faz uso e para toda a família”, avalia a gerente.

Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) é uma instância de participação, responsável por acompanhar, atualizar e auxiliar a prefeitura na formulação da política municipal sobre álcool e drogas. O objetivo é propor, deliberar, acompanhar, avaliar e fiscalizar as ações e políticas públicas no âmbito municipal, relacionadas ao enfrentamento e prevenção ao uso de substâncias psicoativas, como o álcool, drogas ilícitas e tabaco.

O Comad também orienta a normatização de atividades relacionadas ao assunto e estimula o desenvolvimento e o fortalecimento dos grupos de mútua ajuda. Além disso, o conselho fomenta estudos e pesquisas que visem o aperfeiçoamento do controle e a fiscalização do tráfico e uso do álcool e de outras drogas.

Leia os destaques da semana:
1. Joinvilense é premiado no maior festival de fotografia da América Latina
2. Família de Joinville pede ajuda para custear tratamento de paralisia cerebral do filho na Tailândia
3. Preço do gás de cozinha sobe em Joinville
4. Show do Grupo Revelação em Joinville é anunciado; confira quando, onde e como comprar ingressos
5. Inscrições para trabalhar no Festival de Dança de Joinville são abertas; saiba como se candidatar


Assista agora mesmo!

Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: