Joinville quer traçar perfil da população idosa do município
Trabalho será realizado por empresa privada sob comando do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Joinville
Trabalho será realizado por empresa privada sob comando do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Joinville
Num prazo de até 18 meses, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Joinville (COMDI) espera ter informações mais detalhadas da população idosa de Joinville. Para isso, foi lançado nesta semana o processo de trabalho para elaboração do Diagnóstico da População Idosa do Município de Joinville.
O evento foi realizado na quarta-feira, 4, no auditório da UniSociesc. O trabalho de coleta de dados qualitativos e quantitativos será realizado pela empresa Painel Instituto de Pesquisa.
A presidente do COMDI, Crystiane Castelen, conta que dar este passo era uma meta deste 2017. “Seremos a primeira cidade catarinense a realizar este diagnóstico e apostamos nele porque com os indicadores poderemos direcionar melhor as políticas públicas para esta população”, declarou ela.
Na sua apresentação, Crystiane ressaltou a importância desta preocupação, por conta também do aumento da expectativa de vida das pessoas, apontando que os números nacionais preveem que a população idosa brasileira atingirá 40% do total de habitantes, em 80 anos.
Para saber como vivem os idosos e como estão sendo atendidos pela sociedade, família, órgãos Instituições de Longa Permanência (ILPIs) será utilizada metodologia científica. O resultado subsidiará tanto ações de órgãos governamentais e não governamentais na formulação, aprimoramento e efetivação dos serviços socioassistenciais do município e na execução de suas políticas e programas.
“É sempre importante a gestão conhecer a realidade para direcionar melhor os esforços para a área. Fico feliz de presenciar este momento”, disse o secretário da Assistência Social (SAS), Vagner Ferreira de Oliveira.