Joinville realiza censo para pessoas com autismo, TDAH e Dislexia
Prefeitura quer mapear população com transtornos
Prefeitura quer mapear população com transtornos
Nesta terça-feira, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Para marcar a data, a Prefeitura de Joinville está realizando o primeiro Censo de Inclusão das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia.
Para participar, é preciso acessar o site da prefeitura (bit.ly/CensoTEA) e preencher o formulário eletrônico até o dia 2 de julho deste ano.
A pesquisa pretende identificar a quantidade e o perfil socioeconômico das pessoas com esses transtornos e criar o mapeamento dos casos, visando à execução de políticas públicas. O censo pode ser respondido pela pessoa com transtorno ou por seu responsável.
A construção do questionário envolveu as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social da Prefeitura de Joinville e a sociedade civil.
“Esses dados beneficiarão não apenas a Secretaria de Saúde, mas também a Assistência Social e Educação, direcionando políticas públicas para o atendimento de pessoas com TEA, TDAH e Dislexia”, explica Flávia Schwinden Muller, gerente da Unidade de Serviços Especiais da Secretaria da Saúde.
O Censo de Inclusão das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia atende à lei 9.298, de 21 de novembro de 2022, de autoria do vereador Brandel Junior (PL), que tramitou e foi aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Adriano Silva (Novo).
Leia também:
1. Policiais civis de Joinville e Araquari prendem homem condenado por estupro de vulnerável
2. Joinville Vôlei brilha, vence São José e se aproxima de vaga às semis da Superliga
3. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias
4. Lista com 760 crianças pré-classificadas para CEIs de Joinville é divulgada; veja como consultar
5. MP-SC denuncia homem suspeito de estuprar adolescente de 12 anos em Joinville
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: