Joinville recebe consulado que oferece atendimento a colombianos que vivem em SC

Atendimento ocorre até esta quarta-feira

Joinville recebe consulado que oferece atendimento a colombianos que vivem em SC

Atendimento ocorre até esta quarta-feira

Redação O Município Joinville

A cidade de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebe nesta semana o primeiro consulado itinerante da Colômbia. O atendimento para atualização de documentos de colombianos que vivem em Santa Catarina acontece até esta quarta-feira, 22, no O Farol (rua Max Colin, 550, América).

De acordo com a Prefeitura de Joinville, os documentos que podem ser atualizados são o passaporte e carteira de identidade.

O primeiro consulado Itinerante da Colômbia em Santa Catarina realiza os serviços com hora marcada. O agendamento acontece pelo email [email protected], onde também podem ser encontradas mais informações.

“Nós estamos com todos os equipamentos para dar atendimento aos colombianos que moram aqui. Vamos fazer passaportes, reconhecimento de assinatura, certidão de nascimento, todos os trâmites para ajudar os colombianos que vivem nessa região. Esse é o primeiro Consulado Itinerante da Colômbia em SC”, explica Ana Laura Acosta, cônsul-geral da Colômbia em São Paulo.

A Colômbia tem quatro consulados no Brasil: um em Brasília, um em São Paulo e dois no Amazonas.

“De acordo com dados da Polícia Federal, cerca de 3 mil colombianos vivem atualmente em Santa Catarina. A maioria dos colombianos mora no Sudeste e no Sul do Brasil, pelas oportunidades econômicas e de estudo, por causa das melhores universidades. São 80 mil colombianos no Brasil e cerca de 50 mil no Sul e Sudeste”, explica a cônsul.

A bióloga Liu Idarra foi uma das primeiras a chegar. Ela mora em Blumenau com o marido brasileiro há oito anos. “Para nós é muito importante que a embaixada faça essa descentralização. É muito complicado e caro irmos para São Paulo, o local mais próximo para regularizarmos nossos documentos”, diz.

Facilitar

A Secretaria de Assistência Social, por meio da coordenação de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos, viabilizou a vinda do Consulado Colombiano em Joinville.

“Estamos aqui para facilitar o acesso dos colombianos residentes em Joinville. A intenção é fortalecer os contatos do Consulado com a comunidade catarinense e permitir que tenham acesso aos serviços consulares. Sem essa ação, seria necessário o deslocamento até São Paulo e muitos não têm condições”, explica Elisangela Jacintho Matheus, coordenadora de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social de Joinville.

Leia também:
1. VÍDEO – Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt
2. Joinville abre 80 vagas gratuitas para quatro cursos profissionalizantes
3. Santa Catarina prevê outono marcado pela chegada gradual do frio
4. Dengue em Joinville: procura por pronto-atendimento aumenta devido à pacientes com sintomas
5. PM de Joinville celebra os 25 anos de Proerd em evento de lazer


– Assista agora:
Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo