+

Joinville recebe festival internacional de cinema gratuito em abril

Shortcutz Experience exibirá cerca de 50 curtas-metragens de 17 países

Joinville recebe festival internacional de cinema gratuito em abril

Shortcutz Experience exibirá cerca de 50 curtas-metragens de 17 países

Fred Romano | Revisão

O Shortcutz Experience, festival dedicado ao curta-metragem, acontecerá de 9 a 13 de abril na Galeria 33, em Joinville. Cerca de 50 filmes, de diversas origens, serão exibidos gratuitamente. A programação e a reserva de ingressos estão disponíveis em www.galeria33.com.

Com sede em Amsterdã, na Holanda, o Shortcutz é uma plataforma que desde 2010 reúne curtas do mundo inteiro e promove exibições em cidades parceiras do circuito. Joinville é uma delas, onde há oito anos as sessões acontecem na Galeria 33.

Nesta edição, em formato de festival, são mais de 17 países representados com produções dos mais diversos gêneros, muitas delas premiadas e assinadas por diretores que começam a se destacar no cinema mundial.

Com curadoria feita a quatro mãos — Alexa Rodrigues, diretora do Shortcutz Amsterdã, e Alceu Bett, diretor do festival no Brasil —, as produções do Shortcutz Experience foram divididas em cinco mostras: Mundi, Brasil, Catarina, Arthouse e Infantil. Também haverá mostras inclusivas para autistas e pessoas com deficiência visual.

Alguns destaques são o curta espanhol “Maruja”, eleito um dos dez filmes favoritos do público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo (Kinoforum); o suíço “E o quão Miserável é a Casa do Diabo”, que integrou o prestigiado Visions du Réel, na Suíça; e o congolês “Mulika”, presente no Locarno Film Festival, um dos mais importantes festivais de curtas do mundo. Na Mostra Catarina, dois títulos joinvilenses foram selecionados: “Além de Pablo”, de Ebner Gonçalves, e “A Carteira”, de Anderson Dresch.

“O Shortcutz é uma das mostras de cinema mais abrangentes neste formato do curta-metragem, pois oportuniza visibilidade para novos cineastas de todo o mundo e troca de experiências, incentivando os nossos novos cineastas a produzirem seus filmes”, aponta Alceu Bett, diretor do festival.

Leia também:
1. Joinville terá Feira do Peixe Vivo nesta quinta e sexta-feira; confira programação
2. Homem mantém ex-companheira e criança em cárcere privado em Joinville
3. Tempo em Joinville: veja como será esta quarta-feira
4. Empresa abre 130 vagas de emprego em Joinville
5. VÍDEO – Jovem streamer de Joinville doa prêmio de jogo ao abrigo animal


Assista agora mesmo!

Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo