+

Joinville recebe formação Steam para educadores em 2024

Inscrições estão abertas pelo site Liga Steam

Joinville recebe formação Steam para educadores em 2024

Inscrições estão abertas pelo site Liga Steam

Fred Romano | Revisão

Educadores de Joinville poderão participar de uma formação especial na abordagem Steam ao longo de todo o ano de 2024. Realizada em formato híbrido, de forma remota e presencial, a formação de educadores Steam é destinada aos profissionais da educação que atuam no município, residentes ou não. As inscrições podem ser feitas pelo site Liga Steam.

A Steam é uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática — daí a sigla em inglês — muito difundida em países como Estados Unidos, Reino Unido, China e Austrália. Ela promove o conhecimento transversal dessas áreas por meio de metodologias ativas, como a aplicação desses conhecimentos em projetos desenvolvidos coletivamente pelos alunos para a resolução de problemas reais de seu dia a dia.

A formação é uma das estratégias de ampliação da Liga Steam, o maior projeto de difusão dessa abordagem educacional no país e visa aprofundar o conceito e as práticas Steam nas salas de aula. O projeto é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Joinville e a Liga Steam, iniciativa da Fundação ArcelorMittal em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e a Tríade Educacional.

“O curso da abordagem Steam é um presente aos professores da rede e conecta com outras ações que estamos realizando”, afirma Cleberson de Lima Mendes, diretor-executivo de Avaliação, Formação e Inovação da Secretaria Municipal de Educação de Joinville. “Então, é mais uma ferramenta para auxiliar os professores no desenvolvimento de uma aprendizagem cada vez mais significativa e de qualidade a todos os alunos”, completa

“Com a Liga Steam, queremos contribuir para a superação dos enormes desafios da educação brasileira e o desenvolvimento futuro do país”, explica Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal.

Com o início da formação em Joinville, já são cinco os municípios que aderiram ao projeto em 2024, os outros quatro são Feira de Santana (BA), Barra Mansa (RJ), Sabará (MG) e Itatiaiuçu (MG). Outros municípios brasileiros devem receber a Formação de Educadores Steam este ano.

As cidades e as datas de início serão anunciadas em breve. Em 2022 e 2023, os dois primeiros anos da iniciativa, 2.716 educadores se inscreveram para receber a formação em sete cidades brasileiras: Piracicaba (SP), Serra (ES), Resende (RJ), Contagem, Itaúna e João Monlevade (MG) e São Francisco do Sul.

Leia também:
1. Arquiteta é eleita a primeira mulher presidente do Sinduscon Joinville
2. Instituto Festival de Dança de Joinville é único inscrito em novo edital para gestão do Centreventos Cau Hansen
3. Prazo para entrega da declaração do imposto de renda se encerra nesta sexta-feira
4. Criança de 2 anos morre após ser atropelada por trator no Planalto Norte
5. Santa Catarina cria protocolo para cumprimento de lei sobre criação e circulação de cães pit bull


Assista agora mesmo!

Taiwanesa achou que cemitério de Joinville era um parque:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo