Joinville registra mais de 100 ocorrências devido a fortes vendavais
Danos incluem queda de árvores e destelhamentos
Danos incluem queda de árvores e destelhamentos
A Defesa Civil de Joinville atualizou as informações dos danos causados na cidade por conta dos fortes vendavais das últimas horas. Ao todo, foram mais de 100 ocorrências registradas.
O relatório de monitoramento e alerta do órgão aponta que a rajada máxima de ventos nesta quinta-feira, 13, foi por volta das 13h, quando chegou aos 72 quilômetros por hora (km/h). O dado foi atualizado pela Defesa Civil às 17h30.
“O pico do vento foi entre 12h e 15 horas. Até o fim do dia ainda podem ocorrer rajadas de vento moderadas, entre 45 e 65 km/h. A previsão é que depois disso, gradativamente, a situação vá se normalizando durante a sexta-feira”, explica o gerente da Defesa Civil de Joinville, Maiko Richter.
O bairro com a maior quantidade de chamados foi o Vila Nova com 25, seguido do Morro do Meio com 13 e Costa e Silva com dez solicitações. A maioria relacionada a queda de árvores, além de destelhamentos e casos de danos em parte de construções, como muros. Não houve feridos, nem interdições de imóveis.
Além da Defesa Civil, o atendimento das ocorrências contou com apoio das Unidades Regionais de Obras, Unidade de Praças, Parques e Rearborização e Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. As equipes trabalharam para desobstruir as vias onde houve queda de árvores. Nesse caso, os profissionais liberam o trânsito e depois, gradualmente vão fazendo o recolhimento das árvores e galhos.
Durante o dia, as equipes do Departamento de Trânsito também restabeleceram o funcionamento de 24 semáforos após a queda de energia. Os agentes de trânsito auxiliaram nos cruzamentos com maior movimentação.
Outra medida tomada pela prefeitura foi uma vistoria e conserto de placas que indicam a localização de pontos estratégicos e prédios públicos na cidade. Com a força do vento, seis delas precisaram de manutenção. Caso algum morador encontre alguma placa danificada, pode fazer o registro na Ouvidoria da Prefeitura pelo site joinville.sc.gov.br, ou pelo aplicativo Joinville Fácil.
Leia também:
1. VÍDEO – Ventos causam mais de 30 quedas de árvores em trecho da Serra Dona Francisca
2. Caminhões tombam devido aos fortes ventos na BR-101, em Garuva
3. Defesa Civil emite alerta de frio intenso na região Norte devido ao ciclone extratropical
4. VÍDEO – “Barulho foi muito alto”: vento derruba árvore em cima de casa em Joinville
5. VÍDEO – Motociclista é arrastado por forte ventania no Oeste Catarinense
Explore a riqueza da história de Joinville com o Casarão Neitzel: