Joinville registra primeiro óbito por dengue de 2023

Óbito foi em uma unidade hospitalar da rede pública

Joinville registra primeiro óbito por dengue de 2023

Óbito foi em uma unidade hospitalar da rede pública

Redação O Município Joinville

Nesta sexta-feira, 17, a Secretaria da Saúde confirmou o primeiro óbito em decorrência de dengue registrado em Joinville neste ano. Trata-se de uma mulher, de 26 anos, moradora do bairro Jardim Paraíso. O óbito foi em uma unidade hospitalar da rede pública.

Desde 1º de janeiro de 2023, 736 casos de dengue foram confirmados em Joinville. Assim como nas demais cidades de Santa Catarina, foi registrado aumento no número de casos nas últimas semanas. Por meio do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), ficou evidenciado que a maioria dos focos de dengue estão nas residências.

Em 2022, Joinville registrou 21,3 mil casos de dengue e 19 óbitos. Por meio das ações de acompanhamento e monitoramento permanentes realizadas pelos servidores da Vigilância Ambiental, mais de 16,4 mil focos do mosquito foram identificados e eliminados.

Medidas para evitar a doença

A forma mais efetiva de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti é evitar água parada em locais como pneus, garrafas e demais recipientes. Medidas simples para a eliminação dos focos nas residências ajudam a garantir a segurança de toda a localidade.

A Prefeitura de Joinville, por meio da Vigilância Ambiental, possui ações permanentes de combate à dengue focadas nas localidades com mais casos confirmados. Até agora, os bairros, Comasa, Nova Brasília e Floresta registraram o maior número de casos.

A denúncia de focos de dengue pode ser feita por meio do aplicativo Joinville Fácil e também pelos canais de atendimento da Ouvidoria.

No site joinville.sc.gov.br/dengue, a população pode acompanhar o painel de evolução da dengue em Joinville, bem como materiais informativos e educativos para fortalecer o combate ao mosquito.

Leia também:
1. VÍDEO – Conheça as histórias de quatro casarões icônicos de Joinville que vão surpreender você
2. Morre Carlos Adauto Vieira, advogado com registro mais antigo na OAB em Joinville
3. Preços da gasolina comum e aditivada sobem mais de 10% em Joinville; veja onde comprar mais barato
4. Homem é preso por importunar sexualmente policial em ônibus, no Oeste Catarinense
5. JEC e Camboriú pedem revisão da decisão da Justiça sobre suposta irregularidade do Hercílio Luz


– Assista agora:
Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo