Joinville registra queda no número de crimes após instalação de câmeras de segurança

São mais de 1,7 mil instaladas na cidade

Joinville registra queda no número de crimes após instalação de câmeras de segurança

São mais de 1,7 mil instaladas na cidade

Vítor Filomeno | Revisão

As 1.728 câmeras de monitoramento instaladas no município pela Prefeitura de Joinville estão sendo vitais para solucionar crimes. Desde o começo de 2023, essa tecnologia tem trazido mais segurança à cidade. Só nos últimos meses, as câmeras do Joinville Sempre Alerta auxiliaram os órgãos de segurança da cidade na investigação de três graves crimes, entre outros delitos.
Graças às câmeras, foi preso o homem que cometeu uma série de estupros em Joinville, entre dezembro de 2023 e janeiro deste ano. Os aparelhos captaram o momento em que uma das vítimas entrava no veículo do criminoso, materializando assim o crime.

Outro caso onde as câmeras ajudaram o trabalho da polícia foi o do homicídio que ocorreu na Estrada Dona Francisca, no dia 30 de janeiro. Foram gravadas imagens do crime e foi possível acompanhar o deslocamento do veículo do suspeito do assassinato por Pirabeiraba, possibilitando sua identificação.

E no dia 8 de fevereiro, as câmeras identificaram os veículos usados em um homicídio, praticado na rua Pavão. Foi possível chegar até o suspeito, que foi preso em flagrante.

“E as câmeras já impactam significativamente na redução de outros crimes. No ano passado, houve uma queda de 42% no furto e roubo de veículos em Joinville, em relação a 2022, quando ainda não haviam sido instaladas essas câmeras”, afirma o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo.

Com o Joinville Sempre Alerta, em 2023 a cidade recebeu a instalação de 1.728 câmeras de monitoramento em 470 pontos estratégicos. O acesso às imagens é da Guarda Municipal e Detrans, mas também das Polícias Militar e Civil e todos os órgãos de segurança que precisarem para combater a criminalidade e realizar investigações.

Segundo o delegado regional da Polícia Civil, Rafaello Ross, a investigação policial requer o apoio da tecnologia para alcançar resultados eficazes.

“As câmeras de monitoramento do programa Joinville Sempre Alerta representam uma ferramenta essencial nesse contexto. Com qualidade e velocidade, as informações captadas pelas câmeras são compartilhadas entre as forças de segurança, permitindo uma colaboração mais estreita e uma resposta mais rápida no combate à criminalidade. Além de servirem como um poderoso elemento dissuasor para potenciais criminosos”, explica o delegado.

Para o comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Márcio Leandro Reisdorfer, o Joinville Sempre Alerta tem ajudado muito o trabalho da Polícia Militar, na cidade.

“Foi importante para a elucidação de algumas situações relacionadas à ordem pública. Com base nas imagens captadas pelas câmeras, efetuamos diversas prisões em flagrante de cidadãos infratores, nos mais diversos crimes. Principalmente em crimes ligados ao trânsito e até em casos de crimes contra o patrimônio e contra pessoas. Também usamos esse sistema para coleta de informações e planejamento das nossas operações”, aponta o coronel.

Leia também:
1. Após ingerir bebidas alcoólicas, jovem se afoga em praia de Penha
2. Ranking internacional destaca Udesc como sexta melhor estadual do Brasil
3. Homem que morreu jogando futebol em Joinville é identificado
4. São Francisco do Sul assume o 7º lugar entre os portos públicos do país
5. Identificado jovem que morreu em colisão entre carro e caminhão na SC-418


Assista agora mesmo!

RISOTO SEM ARROZ: VOCÊ NUNCA MAIS VAI QUERER FAZER RISOTO DE OUTRO JEITO:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo