X
X

Buscar

Joinville registra quedas em índices de criminalidade no primeiro semestre de 2025, aponta Polícia Civil

Dados foram divulgados nesta quarta-feira

A Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira, 2, que Joinville apresentou uma redução nos principais indicadores criminais durante o primeiro semestre de 2025.

Segundos os dados divulgados, a maior cidade de Santa Catarina teve, no primeiro semestre deste ano, uma redução de 16,67% em comparação ao mesmo período de 2024, e de 54,55% em relação a 2023.

“Vale destacar que, em 2024, Joinville já havia alcançado o menor número de homicídios de sua série histórica, com 36 ocorrências, ante 56 registradas em 2023. Os números de 2025 são ainda menores, consolidando a eficácia das ações voltadas à desarticulação de organizações criminosas envolvidas com tráfico de drogas e execuções”, exalta a PC.

Ainda conforme a Polícia Civil, os crimes de roubo também apresentaram queda significativa no comparativo com 2024. Houve uma redução geral de 26,59% nesse tipo de crime, com destaque para as seguintes modalidades:

  • Roubos em comércio queda de 29,17%;
  • Roubos em residências: redução de 34,78%;
  • Roubos em postos de combustíveis: diminuição de 36,36%;
  • Roubos em mercados e congêneres: redução de 58,82%.

Outro estaque positivo é que Joinville não registra crime de latrocínio (roubo seguido de morte) desde o ano de 2022.

Quanto ao roubo e furto de veículos, Joinville também apresentou números positivos:

  • Roubo de veículos: queda de 26,09% em relação a 2024 e de 42,37% se comparado a 2023;
  • Furtos de veículos: redução de 6,63% frente a 2024 e de 33,33% em relação a 2023.

Violência doméstica e proteção às vítimas

Os registros de violência doméstica tiveram uma leve redução de 4,51% no primeiro semestre de 2025. Os crimes mais comuns continuam sendo ameaça, lesão corporal leve e injúria, praticados no âmbito familiar.

Em contrapartida, as medidas protetivas de urgência concedidas a vítimas de violência doméstica aumentaram.

Foram 823 representações encaminhadas pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) neste ano, contra 765 no mesmo período de 2024 — um aumento de 7,58%.

Um dos dados mais relevantes é a queda de 70% nos registros de estupro de vulnerável em Joinville, comparando os primeiros semestres de 2024 e 2025.

Investigações estratégicas

A Polícia Civil de Joinville afirma que a redução dos índices criminais está diretamente relacionada ao fortalecimento das ações integradas e ao foco investigativo qualificado.

“A Polícia Civil ampliou em 34,69% o número de operações com cumprimento de mandados de busca e apreensão em 2025, com foco especial no enfrentamento às organizações criminosas”, frisa.

As ações resultaram em um aumento de 10% nas apreensões de armas de fogo, prisões qualificadas de autores ligados a crimes patrimoniais, homicídios e tráfico de drogas, além de identificação e desarticulação de células criminosas atuantes em Joinville e região.

“A cooperação entre as forças de segurança tem sido fundamental, promovendo trocas de informações estratégicas, mapeamento de áreas de risco e produção de conhecimento qualificado sobre as dinâmicas do crime na maior cidade do estado”, finaliza a PC.

Leia também:
1. “Perda irreparável”: cantor de Garuva é morto em duplo homicídio em Balneário Piçarras
2. VÍDEO – Homem que mantinha cachorras em meio a entulho é preso em Joinville
3. Joinvilense conquista título da Copa América com a seleção brasileira de Vôlei
4. Nova diretoria do sindicato dos servidores apresenta 56 demandas ao prefeito de Joinville
5. JEC pode garantir classificação antecipada na Série D contra o Marcílio Dias; confira cenários


Assista agora mesmo!

Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: