Joinville registrou em outubro mais um mês de saldo positivo de empregos, conforme o levantamento mensal do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A diferença entre a soma de admissões e o total de desligamentos foi de 2.756 vagas. Este é o quinto mês seguido que a cidade registra saldo positivo, apesar da crise econômica causada pela pandemia.
Com o resultado atual, a cidade recuperou numericamente as vagas fechadas nos primeiros três meses da pandemia. E o saldo acumulado do ano, que já estava positivo no mês anterior, passou para 4.381 empregos.
A exemplo do que ocorreu em junho, julho, agosto e setembro, Joinville voltou a apresentar saldo positivo em todos os principais pilares da sua economia – indústria, comércio, serviços e construção civil.
Nos âmbitos estadual e nacional, o desempenho de outubro também foi bom. Santa Catarina fechou o mês com resultado positivo de 32.911 vagas, enquanto o Brasil registrou 394.989 empregos de saldo.
Na avaliação do presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Marco Antonio Corsini, o momento ainda é de cautela, em função da elevação dos índices de contaminação pela covid-19. Mas, segundo ele, os resultados servem como estímulo para as empresas continuarem trabalhando para gerar cada vez mais emprego e renda.
“Reiteramos nossa confiança na capacidade do setor produtivo catarinense, que tem superado os desafios impostos pela pandemia com resiliência, disciplina e criatividade. O momento é de cautela, mas é muito bom ver estes números positivos, pois não há programa social melhor do que Carteira de Trabalho assinada”, afirma Corsini.
Desde o começo da pandemia, a Acij afirma que tem trabalhado em duas frentes para ajudar na recuperação do nível de emprego: uma com orientações e capacitações que ajudem os associados a superarem os desafios; outra com construção de pontes com as três esferas do poder público para criar condições sólidas para a retomada da economia.