Joinville sedia evento com provas de inteligência artificial, robôs autônomos e drones

Empresas em conjunto com universidades vão disputar os desafios

Joinville sedia evento com provas de inteligência artificial, robôs autônomos e drones

Empresas em conjunto com universidades vão disputar os desafios

Isabel Lima | Revisão

A Associação Brasileira de Internet Industrial (Abii) realiza um evento inédito no próximo dia 16 de setembro, no Ágora Tech Park, parque tecnológico localizado no Perini Business Park, em Joinville.


O ABII Challenge é um desafio de tecnologia que vai reunir 13 empresas associadas e cinco universidades de três Estados (São Paulo, Paraná e Santa Catarina) para disputar provas de inteligência artificial, robôs móveis autônomos (ou AMRs) e drones.

O objetivo, conforme o presidente da Abii, José Rizzo Hahn Filho, é mostrar que no Brasil há profissionais capazes, empresas de ponta e universidades com pesquisadores, professores e estudantes mobilizados pela tecnologia. Ao longo dos últimos meses, cinco times foram formados e estão trabalhando para a competição, pois há muito estudo e desenvolvimento que precisa ser feito antes das provas.

No total, as equipe terão 4 meses de preparo.

“Queremos que este evento seja realizado anualmente e mobilize cada vez mais empresas e universidades. O ABII Challenge é inovador sob vários aspectos e reforça a missão da ABII, de fortalecer e acelerar a indústria 4.0 e a internet industrial das coisas (IIoT) no Brasil. Uma das formas de fazer isso é justamente promovendo e fomentando o trabalho colaborativo de empresas e universidades na solução de desafios tecnológicos”, destaca Rizzo.

Para assistir

Para quem não é de Joinville e região, haverá transmissão ao vivo das provas no YouTube da ABII. Já quem mora na cidade e quer ver presencialmente, é necessário fazer inscrição através deste formulário.

Conheça os cinco times 

Nesta primeira edição do ABII Challenge os times foram compostos por profissionais das empresas associadas da ABII e universidades convidadas (sendo que duas delas fazem parte do ecossistema ABII). Os times estão montados desde o mês de maio para terem tempo de mobilizar as pessoas e se preparar para cumprir as provas do desafio no dia 16 de setembro.

Cada time foi responsável por engajar profissionais ligados às empresas e estudantes, professores e pesquisadores ligados às universidades, em número que julgaram necessário para executar as provas propostas.

TIME 1: participam a PUCPR; a Selettra Automação e Robótica; e a Pepperl+Fuchs
TIME 2: participam a UniSenai; a I3C; e a Festo
TIME 3: participam a UDESC; a Pollux Part of Accenture; a TOTVS; e a SMC
TIME 4: participam a USP; a Embraer; a Dexco; a Marelo; e a Omron
TIME 5: participam a UFSC; a Macnica DHW; e a Térmica Solution

Como serão as provas do ABII Challenge

Prova de Inteligência Artificial

O objetivo da prova de Inteligência Artificial é que empresas e universidades entendam como utilizar a tecnologia de forma prática.

O War é um jogo de tabuleiro criado no Brasil por estudantes universitários em 1972. O jogo focado em estratégia, será o campo de batalha para que os times desenvolvam uma inteligência artificial que irá tomar decisões com base no cenário. O objetivo é que cada comando seja executado por IA, sem a intervenção humana.

A disputa será feita no jogo online, mas o software criado pelos times é que vai tomar as decisões sobre a melhor jogada. O jogo será exibido num telão no auditório do Ágora para que o público possa acompanhar. Os cinco times jogam ao mesmo tempo e vence a disputa a equipe que conquistar primeiro o seu objetivo.

Prova de drones

O desafio envolve programar os drones para cumprirem uma missão de voo no dia da prova. A ABII realizou a compra de dez drones no modelo DJI Tello Boost Combo, que foram distibuídos para as equipes.

São drones pequenos para atender as regras de segurança. E o drone não será pilotado, mas vai realizar a prova de forma autônoma, lendo códigos que vão instruir sobre o que fazer no percurso. Cada time realizará a prova individualmente na arena, decolando o drone de um ponto fixo e aterrissando em um alvo móvel. O time vencedor será o que completar a prova no menor tempo.

Prova de Robôs Móveis Autônomos (AMRs)

Os time conseguiram um AMR de pequeno porte emprestado de empresas associadas da ABII e receberam um mapa do circuito para entender a tecnologia e programar o robô. No dia da prova serão colocados três portais na arena e os robôs precisarão passar por eles. Embora as equipes já tenham uma estratégia de navegação, terão estes obstáculos para superar no dia. O objetivo é completar o percurso no menor tempo possível, somando as cinco largadas.


Assista agora mesmo!

Conheça o Palacete Dória em Joinville; local possui peças em bronze, prata e marfim:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo