Joinville sobe 20 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios

Iniciativa avalia 411 cidades do Brasil

Joinville sobe 20 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios

Iniciativa avalia 411 cidades do Brasil

Lucas Koehler

Neste ano, Joinville passou a ocupar o 26º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios. A cidade subiu 20 posições se comparada com a classificação de 2020. Realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 22.

Em Santa Catarina, Joinville está na quinta posição, atrás de Florianópolis, Jaraguá do Sul, Blumenau e Balneário Camboriú, respectivamente. Já na região Sul do país, a cidade aparece na oitava colocação. Além dos municípios catarinenses, Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Maringá (PR) também estão a frente.

Para o prefeito Adriano Silva (Novo), a posição alcançada no ranking é “reflexo de um trabalho focado na desburocratização dos processos e de criar um ambiente favorável ao empreendedorismo e a geração de empregos e renda”.

Entre as potências de Joinville, estão o 2º lugar no “acesso à saúde”, que subiu 29 posições comparado com 2020; e 11º em “qualidade de saúde”, 32 posições acima do ano passado.

Além disso, a cidade também se destaca em “funcionamento da máquina pública” e “meio ambiente”, ocupando os 29º e 32º lugares, respectivamente.

Adriano explica que a cidade investe 40% do orçamento em saúde, o que rende estrutura adequada e profissionais comprometidos. “Nosso objetivo é seguir melhorando os processos internos para conseguirmos fazer mais com o mesmo volume de recursos”, diz.

Cenário negativo

Nos temas classificados como desafios para a cidade, estão “saneamento”, que atualmente está no 222º lugar, quatro piores que em 2020; e o “acesso à educação”, no qual a cidade ocupa a posição 200.

Adriano diz que, para melhorar a situação no setor educacional, principalmente no infantil, a prefeitura busca melhorar a política de repasse para instituições filantrópicas credenciadas, tornando o convênio compatível com as práticas do mercado.

Já sobre saneamento básico, o prefeito ressalta que assumiu o governo com cerca de 38% de cobertura do saneamento básico. “Nosso planejamento nos quatro anos de administração é superar os 65% de cobertura na área urbana”, afirma.

Outros tópicos negativos são o de “capital humano”, com Joinville no 160º lugar, e em “sustentabilidade fiscal”. Nesse quesito, o município está na 140ª posição. Já em “segurança”, a cidade está na 97ª colocação.

O que é o ranking

O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta que visa dar suporte para líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria do gerenciamento das cidades.

A iniciativa busca pautar a atuação dos gestores na melhoria da competitividade dos seus estados. A partir da análise do conjunto de 10 pilares, o ranking fornece uma visão sistêmica da gestão pública estadual.

Ao todo, 411 municípios brasileiros (7,38%) são avaliados. Todos têm uma com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE de 2020.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo