Joinville sobe 20 posições no Ranking de Competitividade dos Municípios
Iniciativa avalia 411 cidades do Brasil
Iniciativa avalia 411 cidades do Brasil
Neste ano, Joinville passou a ocupar o 26º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios. A cidade subiu 20 posições se comparada com a classificação de 2020. Realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 22.
Em Santa Catarina, Joinville está na quinta posição, atrás de Florianópolis, Jaraguá do Sul, Blumenau e Balneário Camboriú, respectivamente. Já na região Sul do país, a cidade aparece na oitava colocação. Além dos municípios catarinenses, Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Maringá (PR) também estão a frente.
Para o prefeito Adriano Silva (Novo), a posição alcançada no ranking é “reflexo de um trabalho focado na desburocratização dos processos e de criar um ambiente favorável ao empreendedorismo e a geração de empregos e renda”.
Entre as potências de Joinville, estão o 2º lugar no “acesso à saúde”, que subiu 29 posições comparado com 2020; e 11º em “qualidade de saúde”, 32 posições acima do ano passado.
Além disso, a cidade também se destaca em “funcionamento da máquina pública” e “meio ambiente”, ocupando os 29º e 32º lugares, respectivamente.
Adriano explica que a cidade investe 40% do orçamento em saúde, o que rende estrutura adequada e profissionais comprometidos. “Nosso objetivo é seguir melhorando os processos internos para conseguirmos fazer mais com o mesmo volume de recursos”, diz.
Nos temas classificados como desafios para a cidade, estão “saneamento”, que atualmente está no 222º lugar, quatro piores que em 2020; e o “acesso à educação”, no qual a cidade ocupa a posição 200.
Adriano diz que, para melhorar a situação no setor educacional, principalmente no infantil, a prefeitura busca melhorar a política de repasse para instituições filantrópicas credenciadas, tornando o convênio compatível com as práticas do mercado.
Já sobre saneamento básico, o prefeito ressalta que assumiu o governo com cerca de 38% de cobertura do saneamento básico. “Nosso planejamento nos quatro anos de administração é superar os 65% de cobertura na área urbana”, afirma.
Outros tópicos negativos são o de “capital humano”, com Joinville no 160º lugar, e em “sustentabilidade fiscal”. Nesse quesito, o município está na 140ª posição. Já em “segurança”, a cidade está na 97ª colocação.
O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta que visa dar suporte para líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria do gerenciamento das cidades.
A iniciativa busca pautar a atuação dos gestores na melhoria da competitividade dos seus estados. A partir da análise do conjunto de 10 pilares, o ranking fornece uma visão sistêmica da gestão pública estadual.
Ao todo, 411 municípios brasileiros (7,38%) são avaliados. Todos têm uma com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE de 2020.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: