X
X

Buscar

Joinville sobe em ranking de cidades mais seguras do país com mais de 500 mil habitantes

Cidade é a terceira da lista no Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil

Joinville foi reconhecida como a terceira cidade mais segura do Brasil entre municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes no Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil, divulgado pela MySide.

O índice representa uma melhora de quatro posições na lista, uma vez que no ano anterior a cidade foi considerada a sétima mais segura do país na mesma categoria. O indicador considera apenas assassinatos a cada 100 mil habitantes. Entre as cidades de 500 mil a 1 milhão de habitantes, Joinville fica atrás de duas cidades de São Paulo, São José dos Campos e São Bernardo do Campo.

Entre as cidades de Santa Catarina com mais de 100 mil habitantes, Joinville está em oitavo lugar no ranking.

Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil

O ranking da MySide dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do governo federal e do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Esta gestão tem o olhar voltado para a segurança do joinvilense. Não faltam apoio e investimentos nessa área. Outro fator muito importante é a união e o alinhamento que existe entre as forças de segurança, que faz toda a diferença. São forças trabalhando juntas com um objetivo só, que é termos uma cidade segura”, analisa Paulo Rogério Rigo, secretário de Proteção Civil e Segurança Pública.

Entre as ações, ele destaca que a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública da Prefeitura de Joinville (Seprot) instalou mais de 2 mil câmeras de monitoramento do Programa Joinville Sempre Alerta. As imagens são compartilhadas entre as forças de segurança da cidade para auxiliar nas investigações e coibir o crime.

Outra ação importante foi a contratação, por meio de concurso público, de mais 88 agentes da Guarda Municipal, aumentando o efetivo da corporação para 120 agentes.

Em conjunto com as demais forças de segurança da cidade, a Seprot realiza regularmente operações do Grupo de Ação de Ordem Pública (Gaop), que faz diferentes vistorias em locais como comércios de ferro-velho, imóveis abandonados, lojas de conveniência, pousadas e hospedarias e depósitos de recicláveis, com atuações também no combate à embriaguez no trânsito e ações voltadas à população em situação de rua.

O Gaop é coordenado pela Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, com os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Guarda Municipal, Detrans e Defesa Civil, além de contar com o apoio essencial das secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social, Saúde e Infraestrutura.

Leia também:

1. Ranking lista Porto Itapoá como o maior terminal de contêineres do Sul e o terceiro do Brasil
2. Morre fundador da tradicional Peixaria do Roque em Joinville
3. VÍDEO – E-book Origens de Joinville narra a história da cidade contada pelos seus muitos povos
4. Trimania: confira os vencedores de Joinville do sorteio deste domingo
5. Nadadores de Joinville brilham nas Paralimpíadas Universitárias


Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: