Joinville tem 90 servidores públicos afastados por suspeita de coronavírus
Só o Hospital São José são 15 profissionais fora do trabalho
Joinville tem 90 servidores públicos afastados por suspeita de coronavírus, de acordo com dados da Prefeitura do município. Até o momento, oficialmente, um servidor público foi confirmado com a doença, o diretor-executivo do Hospital Municipal São José Douglas Calheiros Machado. Este número representa 17,6% no total de 509 funcionários da saúde que foram desligados do trabalho.
Deste número total, 46 atuam em todo sistema municipal de saúde e outros 15 no Hospital São José. A Secretaria de Comunicação (Secom) da prefeitura diz que não possui o número de pessoas que estão realmente infectadas e quantas foram afastadas apenas como medida de precaução contra a doença.
Do número total de afastados, 118 são por licença prêmio, 29 são por licença de tratamento médico – que pode incluir contágio por coronavírus -, e outros 301 estão de férias.
Em Santa Catarina, de acordo com dados do governo do estado, 133 profissionais da rede pública estadual de saúde estão afastados devido ao coronavírus. Destes, 21 testaram positivo para a doença e 112 estão entre os casos suspeitos.
Sinsej cobra dados de servidores infectados
No dia 13 de abril, a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e região (Sinsej) protocolou um ofício em que solicita à Secretaria de Saúde do município informações sobre o número de servidores contaminados com a Covid-19, a data de contaminação, o local de trabalho e as ações de prevenção que estão sendo tomadas pelo governo municipal.
De acordo com Jane Becker, presidente do Sinsej, após a confirmação da contaminação por coronavírus do diretor-executivo do Hospital Municipal São José, servidores da saúde que tiveram contato com Machado reclamaram que não puderam realizar o teste para a doença.
“Estamos investigando se essas denúncias são verdadeiras, mas, depois deste caso, os servidores estão apavorados”, conta a presidente.
Ainda de acordo com Jane, no mês de março, o sindicato protocolou, no Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), uma denúncia sobre a falta de condições de trabalho dos servidores de Joinville e a falta de equipamentos de proteção referentes à prevenção do contágio do Covid- 19.
A presidente diz que os servidores públicos são orientados a trabalhar apenas se tiverem equipamentos de proteção individual à disposição, caso o contrário, devem exigir os equipamentos à direção.
Casos em Joinville
De acordo com boletim divulgado nesta segunda-feira, 20, pela Prefeitura de Joinville, há 94 casos confirmados de coronavírus no município. Destes, 39 pessoas estão aguardando resultado de exames, 11 estão internadas, sendo uma em UTI e dez em enfermaria, e 50 estão em isolamento domiciliar.
Ao todo, Joinville já notificou 619 amostras, com 486 sendo descartadas. Duas mortes já foram confirmadas no município por decorrência da doença.