Joinville tem duas escolas municipais na liderança do Ideb na região Sul; saiba quais são
Cidade tem as melhores notas do Brasil entre os municípios com mais de 500 mil habitantes
Cidade tem as melhores notas do Brasil entre os municípios com mais de 500 mil habitantes
Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira, 14, mostram que duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Joinville dividem a liderança no Sul do Brasil entre as unidades escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
As escolas Adolpho Bartsch e Maria Magdalena Mazzolli alcançaram a nota 8,6 no índice que mede a qualidade da educação brasileira. O Ideb é calculado a partir do desempenho dos alunos nas avaliações realizadas com os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e com o 3º ano do Ensino Médio, com provas de Língua Portuguesa e Matemática, e da taxa de aprovação dos estudantes (fluxo escolar).
As duas unidades escolares de Joinville dividem a liderança da região Sul com duas outras escolas, de Cascavel (PR) e Foz do Iguaçu (PR). Entre as unidades catarinenses, são quatro representantes da Rede Municipal de Ensino entre as dez melhores notas, incluindo também as escolas Francisco Rieper e Senhorinha Soares, com 8,2 e 8,1, respectivamente.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, os dados mostram quatro unidades joinvilenses entre as dez melhores de Santa Catarina, com destaque para a Escola Agrícola Carlos Heins Funke, com nota 7,3. Também aparecem entre as melhores do Estado as escolas Hans Müller (7,2), Paul Harris (7,0) e Plácido Xavier Vieira (6,8).
Outro ponto de destaque entre os resultados do Ideb é o desempenho da Rede Municipal de Ensino de Joinville, que teve aumento de 6,8 para 7,0 na nota dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação à 2021, quando o índice foi medido pela última vez. Nos anos finais, o município cresceu de 5,9 para 6,0 no mesmo intervalo.
Os dois resultados colocam Joinville como a melhor nota do Brasil entre os municípios com mais de 500 mil habitantes nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental. Para o secretário de Educação, Diego Calegari, os números mostram uma grande conquista para a cidade.
“É um orgulho para Joinville saber que hoje temos a melhor educação entre as cidades de médio e grande porte do Brasil. Isso é fruto das políticas que temos adotado e do comprometimento e engajamento dos servidores da Educação, como gestores, professores, técnicos e demais colaboradores, que atuam nas Escolas e CEIs e tornam realidade essa educação transformadora no dia a dia dos nossos alunos”, comemora.
A Secretaria de Educação de Joinville atribui os resultados ao desenvolvimento de projetos e programas em parceria com as Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), além dos profissionais da Rede Municipal de Ensino para garantir que todos os alunos aprendam na idade certa e que ninguém fique para trás.
Entre as ações realizadas ao longo de todo o ano estão o combate à infrequência e a promoção de engajamento dos alunos e famílias, sistema de monitoramento da aprendizagem, apoio aos alunos com dificuldades e aceleração de estudantes em defasagem escolar, formação continuada, estruturação da gestão e colaboração em rede.
Leia também:
1. VÍDEO – Câmera registra acidente entre bicicleta e caminhão em Araquari
2. Multinacional abre nova turma para curso gratuito de pintura de obras em Joinville
3. VÍDEO – Incêndio destrói casarão no Centro de Joinville
4. Mosquitos com Wolbachia devem ser soltos em Joinville neste mês; saiba onde
5. Mulher que matou companheiro agressor recebe pensão por morte em Joinville
“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade: