Joinville tem saldo positivo de empregos formais em agosto; veja números
Setor de serviços foi o que teve o melhor número
Setor de serviços foi o que teve o melhor número
Em agosto, Joinville registrou saldo positivo de 2.665 vagas de emprego formais, sendo a cidade catarinense com o melhor desempenho. Neste período, ao todo, foram 13.731 trabalhadores admitidos e 11.066 dispensados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira, 29.
Apenas o setor da agropecuária apresentou um número negativo: cinco demissões a mais que a quantidade de contratações.
Entre os que apresentaram número positivo, estão o da construção (242); comércio (268); indústria (556) e serviços (1.604).
A cidade apresenta um crescimento nos últimos meses. Após números baixos em abril, com saldo de apenas 881, e em maio, com 520, o município somou, em julho, 1.429 vagas; e, em junho, 1.042. Neste ano, o mês com o resultado mais positivo foi em março, com 3.559 vagas.
Em Santa Catarina, dos 295 municípios, 283 apresentaram saldo positivo nos últimos 12 meses, o que representa 95,9% das cidades com mais contratações do que demissões, o maior percentual do Brasil.
Com saldo positivo de 14.888 vagas em 2021, o presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Marco Antonio Corsini, destaca que a criatividade e resiliência do setor produtivo, mesmo durante a pandemia da Covid-19, é um fator fundamental para isso.
Corsini, porém, destaca ser necessário manter cautela. “Ainda enfrentamos os desafios da pandemia”, analisa.
Entretanto, os últimos números representam um cenário animador. “Nos fazem ter confiança de uma escalada rumo à retomada plena da economia”, finaliza.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, também avalia o atual cenário com otimismo. “Sinal da força e do dinamismo das nossas empresas”, reflete.
O Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat) de Joinville anunciou 477 novas vagas de emprego. Há oportunidades para auxiliar administrativo, motorista, pedreiro, operador de caixa e muitas outras oportunidades.
São 93 novas vagas disponibilizadas nesta semana. Do total de vagas, 64 são exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Entre elas analista de contabilidade, que exige ensino superior e tem salário de R$ 4 mil, para trabalhar na Zona Industrial Norte.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: