Joinville tem saldo positivo de empregos formais em setembro; veja números
Número, porém, é inferior a agosto
Joinville encerrou o mês de setembro com o saldo positivo de 1.372 vagas de empregos formais. O número, porém, é inferior a agosto, quando o acúmulo foi de 2.664 oportunidades profissionais.
Ao todo, em setembro, foram 12.297 admissões e 10.925 demissões. O setor que lidera é o de serviços, com 678 vagas. Já o de agropecuária foi o único que diminuiu, com cinco negativas.
Desde janeiro deste ano, a cidade tem um saldo de 16.260 vagas geradas, sendo março o melhor mês, com 3.562 postos de emprego.
Com isso, Joinville é a cidade que mais gerou emprego em Santa Catarina, seguida por Blumenau, São José, Itajaí, Chapecó, Jaraguá do Sul e Brusque.
O presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Marco Antonio CorsIni, celebra o desempenho. “É o melhor resultado no estado e o 15° em todo o Brasil. Nos últimos 16 meses, a cidade registrou saldo positivo em 15”, destaca.
Corsini cita que há vagas abertas porque as empresas não estão encontrando candidatos com a capacitação exigidas pelos cargos. “Vamos qualificar quem está desempregado, é um problema econômico e social”, avalia.
Com taxa de desemprego em 5,8%, o estado catarinense tem o menor percentual do país. O governador Carlos Moisés (sem partido) destacou o número. “Vemos que a retomada econômica é uma realidade. Deveremos fechar este ano com a maior geração de empregos da nossa história”, analisa.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube