X
X

Buscar

Joinville terá centro especializado de tratamento para autistas

Inauguração está prevista para o segundo semestre de 2022

Em construção no bairro Morro do Meio, Joinville terá mais uma organização para atendimentos especializados no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o Pequeno Cotolengo Joinvilense, já conta com projetos para os atendimentos.

O Pequeno Cotolengo é uma organização mundial, presente em 32 países e ajuda a mais de 50 mil pessoas. No Brasil, os Pequenos Cotolengos estão presentes em estados como Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Ceará. Em SC, a organização já existe na cidade de São José, e estará presente também em Joinville.

O Pequeno Cotolengo Joinvilense é fruto da obra do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, localizado em Curitiba, e administrado pelos diretores padre Renaldo Lopes e Diogo Azevedo.

De acordo com o diretor executivo do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo, Diogo Azevedo, a expectativa é grande para a nova obra. “Estamos estruturando como funcionarão os atendimentos, além do processo da obra em si. Ficamos muito felizes de anunciar que atenderemos pessoas com o TEA”, diz Diogo.

“Observamos que há uma demanda reprimida pelos atendimentos a pessoas com transtorno do espectro autista na região. Queremos não só atender, mas acolher, abraçar essas famílias que enfrentam os desafios de cuidar de seus familiares com TEA. Sabemos como é difícil”, ressalta Renaldo.

O TEA é um transtorno no sistema neurológico, a característica principal é a dificuldade na comunicação e interação social, além de interesses muito específicos e movimentos repetidos. O termo “espectro” diz respeito aos diferentes graus, leves e graves, envolvendo situações e apresentações diferentes. Os sintomas podem ser percebidos em diferentes idades, na fase da infância ou mesmo quando adulto.

O Pequeno Cotolengo Joinvilense atenderá, inicialmente, exclusivamente o público com TEA. A nova obra irá desafogar os atendimentos na fila de espera por meio da rede pública de saúde, oferecendo especialidades clínicas de reabilitação, que promoverão a qualidade de vida para os pacientes atendidos.

A expectativa da nova obra tem como objetivo suprir os atendimentos gratuitos para o transtorno do espectro do autismo para todas as idades, com equipes multiprofissionais, como médicos especialistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, entre outros. Todos os atendimentos oferecidos serão gratuitos. Com a obra já em andamento, a previsão de conclusão é para o segundo semestre de 2022.

Leia mais em:

Oito bairros de Joinville têm abastecimento de água comprometido nesta terça-feira

Cepat divulga mais de 350 vagas de emprego em Joinville; confira a lista

Polícia Militar fecha cativeiro com cães de raça no Litoral Norte


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube