Joinville terá espetáculos teatrais gratuitos para adultos e crianças
Convites serão distribuídos no local uma hora antes das apresentações
Convites serão distribuídos no local uma hora antes das apresentações
Ao completar 42 anos de sua fundação, o grupo de teatro de Florianópolis O Dromedário Loquaz realiza uma temporada pelo estado de Santa Catarina e a cidade de Joinville será a primeira a receber os espetáculos. Os convites serão distribuídos no local uma hora antes das apresentações.
“A mulher do general e a outra”, voltado para o público adulto, traz a temática do patriarcado e o debate sobre o lugar da mulher nas relações, e o infanto-juvenil “O Pequeno Príncipe”, apresenta uma linguagem poética e metafórica em uma jornada pelo autoconhecimento.
As apresentações realizadas na capital tiveram uma excelente recepção do público, o que motivou o projeto de circulação que inicia em Joinville e depois segue para Lages, Florianópolis, Concórdia, Alto Bela Vista, Itajaí, Capivari de Baixo, finalizando em São José. “É a realização de um sonho, pois queríamos muito levar os espetáculos para diferentes cidades catarinenses. Estamos numa expectativa de saber como será a recepção do nosso trabalho.”, declara a diretora dos espetáculos Sulanger Bavaresco.
Numa remontagem da primeira versão de 2017, o espetáculo infantil “O Pequeno Príncipe” aborda o universo lúdico e simbólico na infância através de uma jornada em que se revela o segredo daquilo que é o mais importante na vida.
Com cenografia aquareladas e roteiro inspirados no livro homônimo escrito por Antoine de Saint-Exupéry, a apresentação conta com canções originais e uma intensa força poética, além de figurinos primorosos e um elenco talentoso ao interpretar personagens que se conectam com as crianças e o público adulto.
“A mulher do general e a outra”, um espetáculo inédito e com dramaturgia original, foi concebido durante a pandemia, com estudo do texto, criação dos personagens e ensaios on-line. Adaptado a partir da obra homônima de Iur Gomez, dialoga com temas latentes nos últimos anos, ao retratar o domínio do patriarcado em uma cidade interiorana do Brasil no início do século XX.
Com dez atores em cena e o pianista que executa ao vivo a trilha sonora, a peça constrói uma relação muito especial com o público. “Para nós foi uma surpresa ver a emoção do público, ver as pessoas chorando, como uma catarse pela história que estamos contando na cena, e também percebemos que tinha algo que precisava ser dito”, comenta Sulanger.
As apresentações fazem parte do projeto Circulação Teatral SC através do Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura. Todos os espaços possuem acessibilidade e as apresentações contarão com intérprete de Libras. Os convites serão distribuídos no local de cada evento uma hora antes das apresentações.
02 de setembro, sábado, 20h
Galpão de Teatro da Ajote
Rua XV de Novembro, 1383, Glória, Joinville – SC
03 de setembro, domingo, 16h
Galpão de Teatro da Ajote
Rua XV de Novembro, 1383, Glória, Joinville – SC
O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz completou 42 anos em 2023, possui sede na cidade de Florianópolis/SC, e entre seus fundadores estão o ator Ademir Rosa (1948-1997) e o diretor Isnard Mello de Azevedo (1950-1991). Atualmente, o grupo é formado por 20 integrantes entre técnicos, atores, músicos e cantores. Com mais de 40 espetáculos e ações cênicas e sua trajetória, o grupo reverencia seu passado e aposta no futuro, se reinventando com a participação de novos integrantes e parceiros artísticos, o que revela fôlego para continuar a existir e resistir ao acreditar em um mundo melhor através da experiência e vivência artística.
Casa de bispo a hotel: a fascinante história do Palácio Episcopal de Joinville”: