Divulgação
Joinville terá Feirão de Empregos para pessoas com deficiência; saiba quando
Evento integra a 10ª Semana Inclusiva de Santa Catarina
Joinville recebe neste sábado, 20, o Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitadas do INSS. O evento ocorre das 9h às 15h, no Ginásio da Univille, com entrada gratuita e aberto a toda comunidade.
O local é acessível a pessoas em cadeiras de rodas e mobilidade reduzida e contará com intérprete de Libras e auxílio da equipe da organização para qualquer demanda necessária.
Mais de 40 empresas de Joinville vão participar da iniciativa oferecendo quase 180 vagas, para diferentes áreas de atuação, exclusivas para pessoas com deficiência. A maioria exige ensino médico completo, mas há também oportunidades para quem possui ensino fundamental e ensino superior. Os salários médios são de R$2 mil.
Os interessados em se candidatar a vagas devem ter em mãos um documento de identidade com foto, o laudo caracterizador da deficiência para trabalho (caso tenham) e seus currículos. As empresas participantes também dispõem de fichas cadastrais para preenchimento no local. O processo é simples, rápido e dependendo dos trâmites internos de cada organização, é possível que o candidato saia do evento já empregado.
O feirão de empregos em Joinville integra a 10ª Semana Inclusiva de Santa Catarina, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho e pela Superintendência Regional do Trabalho, com programação em outras oito cidades do estado. A realização é da Rede de Inclusão, integrada por instituições do poder público e entidades não governamentais, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Univille, Instituto IMPAR, Armonia, SINE, CEPAT, entre outras instituições.
Dados de empregabilidade de Joinville
Há 34 anos a Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (8.213/91) determina que empresas com 100 ou mais funcionários devem adotar percentuais de contratação para pessoas com deficiência. O descumprimento da lei gera multa às corporações.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego de 2025, em Joinville 231 empresas somam 6.698 vagas que devem ser reservadas a pessoas com deficiência. Deste total, 60,8% delas estão efetivamente ocupadas.
Dados do Censo de 2010 apontam mais de 30 mil pessoas residentes em Joinville com alguma deficiência em gradações mais severas.
Mutirão de laudo caracterizador da deficiência para o trabalho
Durante o Feirão de Empregos será realizado um mutirão para emissão do laudo caracterizador da deficiência para o trabalho, documento essencial para comprovar o enquadramento na Lei de Cotas.
O laudo será emitido por uma equipe multidisciplinar, com base em documentos médicos e uma avaliação biopsicossocial da pessoa, considerando impedimentos físicos, sensoriais, intelectuais, mentais, entre outros. O documento é válido apenas para o acesso a oportunidades de trabalho e não para outros benefícios.
Para emissão do laudo, as pessoas interessadas deverão preencher, previamente, um formulário de inscrição e levar, no dia do feirão, a documentação médica já existente, como exames, laudos e relatórios. Sem eles, não será possível emitir o laudo.
Apresentação cultural
O feirão será aberto, às 9 horas, com uma apresentação teatral dos participantes das Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos, do Instituto IMPAR. Os atores são pessoas com deficiência e/ou transtorno mental e estarão disponíveis para conversar com os visitantes do evento sobre oportunidades de emprego no mercado cultural. A apresentação contará com interpretação em Libras e audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão.
Leia também:
1. VÍDEO – Filhote de cachorro é abandonado e amarrado em poste, em Joinville
2. Auxiliar de limpeza, educador social e mais: Cepat divulga quase mil vagas de emprego em Joinville
3. Servidor de cidade de SC é investigado por ameaçar governador Jorginho Mello de morte
4. Pancadas de chuvas são previstas em Joinville, mas sol e calor predominam durante a semana
5. Homem é morto a tiros dentro de casa em Itapoá
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: