Joinville terá manifestação contra escala 6×1 no Dia do Trabalhador
Movimento defende a redução da atual jornada de trabalho
Movimento defende a redução da atual jornada de trabalho
Liderado pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT), Joinville terá uma manifestação contra a escala 6×1 nesta quinta-feira, 1, Dia do Trabalhador. O movimento defende a redução da atual jornada de trabalho sem a redução do salário.
Em Joinville, a manifestação acontecerá em dois momentos. O primeiro ato será realizado no Shopping Mueller, às 12h, com concentração na praça da Biblioteca Pública. Já o segundo ato será realizado no portão da Expoville, às 13h30, onde acontecerá a Festa do Trabalhador.
Entre as justificativas para a PEC que pede o fim da escala 6×1 está a petição pública online do movimento Vida Além do Trabalho (VAT). No texto, assinado em 1º de maio, Erika fala que a petição tinha mais de 800 mil assinaturas. Com a repercussão do tema, agora são mais de 2,7 milhões.
A PEC prevê que a duração do trabalho seja de no máximo oito horas diárias e 36 horas semanais, com jornada de trabalho de quatro dias por semana, facultada a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho. A proposta é que o salário e os benefícios permaneçam os mesmos apesar da redução de horas.
Leia também:
1. Após ser baleado nas costas, menino de 7 anos deixa UTI do Hospital Infantil de Joinville
2. Veja o que abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador em Joinville
3. Obra pode deixar bairro de Joinville sem água durante feriado do Dia do Trabalhador
4. Em meio a polêmica e críticas, JEC lança plano de Sócio Mirim
5. Câmara de Joinville aprova lei que garante ala separada para mães de natimortos
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: