Joinville terá novo conjunto habitacional com mais de 150 residências; saiba onde e detalhes da obra
Ordem de serviço que autoriza a construção do local foi assinada nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira, 18, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab), assinou a ordem de serviço que autoriza a construção de um novo conjunto habitacional na cidade. No ato, que aconteceu no Teatro Juarez Machado, também houve a entrega de mais 1.240 certificados de Regularização Fundiária (Reurb).
O novo conjunto habitacional estará localizado nas ruas Dalmazio Conrado Miranda e Paulo Gilgen, no bairro Cubatão. Construído em uma área pública já pavimentada e urbanizada, o empreendimento contará com 153 casas pré-fabricadas.
Cada unidade terá 42 metros quadrados (m²), contendo dois dormitórios, banheiro, sala e cozinha conjugada, varanda frontal e área de serviço nos fundos da edificação.
O empreendimento também terá infraestrutura básica como entrada de energia, fossa-filtro e paisagismo frontal. O projeto prevê, ainda, a destinação de unidades habitacionais com acessibilidade a pessoas com deficiência.
Segundo a prefeitura, este conjunto habitacional é o maior já construído pelo poder executivo desde o final da década de 1990, quando, à época, outro empreendimento, também no bairro Cubatão, totalizou 60 unidades.
O investimento será de R$13.494.605,22, com recursos próprios do município, por meio da Fonte 100 e Fundo Municipal de Terras, Habitação Popular e Saneamento. A execução da obra será feita pela empresa Edson Roberto Viana, vencedora da licitação.
“A conquista da casa própria é um momento significativo e de grande importância na vida de uma pessoa e de uma família. Esse conjunto habitacional, construído pela Prefeitura de Joinville, tem projeto diferenciado, com casas inspiradas no estilo enxaimel, coloridas, com jardim e em um ambiente já urbanizado, trazendo dignidade para as pessoas”, comenta o prefeito Adriano Silva.
O empreendimento vai contemplar pessoas inscritas no Cadastro Habitacional da Secretaria de Habitação de Joinville. As pessoas que desejarem atualizar os seus dados ou realizar a inscrição no cadastro podem acessar o portal de Autosserviço da Prefeitura de Joinville.
Outras informações sobre o Cadastro Habitacional, tais como documentos necessários e quem pode se inscrever, estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville.
Regularizações fundiárias
No mesmo evento, foi feita a entrega simbólica de 1.240 certificados de Regularização Fundiária (Reurb), o que fez com que a Prefeitura chegasse ao número de 4.025 regularizações fundiárias concluídas.
“É um marco histórico em relação à regularização fundiária de Joinville. Ultrapassamos 4 mil documentos entregues a famílias que recebem essa grande conquista social, e que podem comprovar a propriedade do seu imóvel, usufruindo dos benefícios que a regularização oferece”, comemora o prefeito Adriano Silva.
De acordo com o secretário de Habitação, Rodrigo Andrioli, a regularização garante aos proprietários dos terrenos mais segurança e acesso a serviços essenciais: “Com a situação regularizada, o imóvel passa a ter mais valorização, segurança em questões jurídicas, como em situações de herança, e acesso à infraestrutura, como energia elétrica, água encanada e esgotamento sanitário”.
Após 35 anos de espera, o aposentado Adenilson de Oliveira, morador do bairro Boehmerwald, celebra a conquista do seu certificado de Reurb. “O que eu tinha que fazer por mim, já fiz, agora esse é um benefício para a minha família e para os meus netos. É uma segurança que todo joinvilense deveria ter. Agora eu estou muito feliz, assim como a minha família e toda a minha vizinhança”.
Os 1.240 certificados de REURB entregues contemplaram 282 na região Leste (bairros Boas Vista, Jardim Iririú, Comasa e Iririú); 67 na área Nordeste (bairros Aventureiro e Jardim Paraíso); 3 na região Oeste (Vila Nova); 143 em Pirabeiraba (Rio Bonito); 639 na região Sudeste (bairros Fátima, Paranaguamirim, Ulysses Guimarães, Adhemar Garcia, Parque Guarani e João Costa); 11 na região Sudoeste (Morro do Meio); 87 na região Sul (bairros Boehmerwald, Guanabara, Petrópolis, Profipo e Itaum) e 8 regularizações na região Centro-Norte (bairros Saguaçu, Bom Retiro, Anita Garibaldi e Costa e Silva).
Leia também:
1. Ex-presidente Jair Bolsonaro deve vir a Joinville
2. Homem é encontrado morto dentro do carro em Joinville
3. Confira os serviços suspensos na UFSC Joinville devido à greve de servidores
4. “Sensação de liberdade”: conheça piloto de parapente de Joinville que acumula mais de 1,5 mil voos
5. Arena Joinville recebe jogo da semifinal do Catarinense 2024
Assista agora mesmo!
“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade: