Joinville terá reajuste no teto do Programa Casa Verde e Amarela; confira

Evento para discussão do tema foi promovido pelo Sinduscon

Joinville terá reajuste no teto do Programa Casa Verde e Amarela; confira

Evento para discussão do tema foi promovido pelo Sinduscon

Redação O Município Joinville

O teto do programa habitacional Casa Verde e Amarela deve ser reajustado ainda neste ano em Joinville. A promessa foi feita pelo secretário Nacional de Habitação, Alfredo Santos, na manhã desta quarta-feira, 26, em evento promovido pelo SINDUSCON Joinville.

Realizado na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), o encontro contou com a participação do presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, e da economista da CBIC, Ieda Vasconcelos. Na oportunidade, foram discutidos temas como o desempenho do setor em 2022 e as perspectivas econômicas para o próximo ano.

Para justificar o pedido de aumento no teto do Casa Verde e Amarela, o SINDUSCON Joinville apresentou dados sobre a relevância da cidade para a economia, a queda no lançamento de empreendimentos do padrão econômico, o déficit habitacional na região e o potencial da indústria da construção civil na geração de emprego e renda.

Essa questão do teto do programa Casa Verde e Amarela em Joinville será resolvida, porque está claro o desalinhamento em relação a outras cidades do mesmo porte. Ainda neste ano vamos apresentar a resolução ao Conselho curador com o objetivo de resolver a defasagem”, disse Alfredo Santos. “2023 será o motor de crescimento para a habitação social.”

Estimativa

A estimativa do SINDUSCON Joinville é que o governo federal equipare o teto aprovado para o município, hoje em R$ 209 mil, ao valor praticado em cidades como Florianópolis e Curitiba (R$ 236,5 mil).

De acordo com o presidente do SINDUSCON Joinville, esse novo enquadramento se justifica em função do porte e das demandas habitacionais da região. “Esse descompasso nos valores do programa habitacional em comparação com outras cidades não apenas limita o lançamento de empreendimentos de padrão econômico em Joinville como compromete o acesso de uma significativa parcela da população à moradia”, avalia.

Um levantamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville revela que, entre 2019 e 2021, a queda no lançamento de empreendimentos voltados ao programa Casa Verde e Amarela foi de 16,67%. Em número de unidades habitacionais, Joinville lançou, em 2021, 577 apartamentos que poderiam se encaixar no programa. No primeiro semestre de 2022 foram apenas 80 unidades.

Leia também:
1. Resultado da Mega-Sena 2533: confira os seis números sorteados
2. Criança de três anos é atropelada por caminhão e morre no Planalto Norte
3. Identificado homem encontrado morto em área de mata, em Barra Velha
4. Raça Negra anuncia show em Joinville; confira data
5. É feriado nos dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo? Entenda como funciona

– Assista agora:
Novos cabelos, aréolas e sobrancelhas: projetos elevam autoestima de vítimas do câncer de mama em Joinville

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo