Joinville tratou 101 pacientes com cloroquina no Centro para Covid-19
De acordo com secretário da Saúde, população não tem se interessado em fazer o uso do medicamento
Nas últimas duas semanas, Joinville tratou 101 pacientes com cloroquina no Centro de Atendimento Precoce para Covid-19, de acordo com relatório da prefeitura do município. Número representa 2,4% dos 4.047 casos confirmados neste período.
Apesar do número baixo, de acordo com o secretário da Saúde Jean Rodrigues da Silva, a explicação não está na falta de medicamentos ou de profissionais que se negam a prescrever o produto.
“É porque simplesmente o usuário não tem se interessado em tomar”, explica Silva.
No mês de julho, quando o município passou a utilizar a cloroquina no tratamento precoce da Covid-19, dos 195 médicos ligados à secretaria de Saúde, apenas 58 desses profissionais aceitaram receitar o medicamento.
Para facilitar o acesso rápido à medicação, conforme Silva, no mês de agosto, foi montado o Centro de Tratamento, onde atendem apenas profissionais que prescrevem a cloroquina, caso necessário.
“A gente trabalhou a questão de centralizar um local para facilitar para os usuários não ficarem procurando o médico que recomenda o medicamento ou não, mas mesmo assim teve uma adesão baixa”, afirma.
Como funciona o Centro de Tratamento Precoce
Cerca de 1.300 pessoas já foram atendidas no Centro de Tratamento Precoce para Covid-19 no mês de setembro. De acordo com a secretaria de Saúde, o local foi montado com objetivo de atender quem está com sintomas leves da doença e evitar que os casos se agravem e resultem em internações.
O agendamento da consulta deve ser feito pelo Ligue-Saúde, com chamadas telefônicas ou por mensagens no WhatsApp. Ambos os serviços funcionam pelo número (47) 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas.
Após marcada a data do atendimento, o paciente vai até o local, na rua Albano Schmidt, 3605, bairro Boa Vista, passa por exames e, conforme avaliação clínica, é dado encaminhamento para utilizar a cloroquina.
Vale lembrar que a utilização do medicamento depende do consentimento do paciente, que deve formalizar a autorização com a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
São disponibilizadas 70 vagas por dia e as consultas acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal