Joinville vai receber centro em tecnologia em robótica com parceria entre Senai e Petrobras
Obras devem iniciar no ano que vem
Obras devem iniciar no ano que vem
Com objetivo de “acelerar a maturidade tecnológica” e dar mais capacidade para indústrias, Joinville receberá um Centro em Tecnologia e Robótica. O projeto, ainda em fase licitatória, é de parceria do Senai com a Petrobras, com previsão de início das obras em 2025. O valor total do investimento será de R$ 60 milhões.
O centro, já batizado como CT Rob, será instalado junto ao Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Laser, na rua Arno Waldemar Döhler, na zona Norte. No local serão realizados testes de projetos que buscam validar soluções robóticas em diferentes aplicações, como quando a operação requer algum risco para o colaborador.
“O foco com o Centro em Tecnologia e Robótica é desenvolver projetos olhando para uma parte da indústria onde o homem é colocado em risco. Então, quando você têm operações onde o trabalhador tem que ficar pendurado ou ele tem que ficar em espaços confinados ou exposto ao risco muito grande, é esse o tipo de solução onde o centro dará uma infraestrutura para esses projetos e desenvolvimentos”, explica o coordenador do Instituto Senai, Ismael Secco.
No CT, serão construídos laboratórios para montagem mecânica e elétrica, além de uma área para virtualização, onde serão simuladas operações de robôs em ambiente virtual, além de espaços para 100 pesquisadores.
“É uma grande área fabril, onde teremos grandes áreas de teste com objetivo de testar e validar soluções robóticas em um ambiente controlado para acelerar a maturidade tecnológica da região. Teremos uma série de robôs animais, drones, robôs colaborativos e móveis. Também teremos uma piscina de seis metros cúbicos, onde testaremos os robôs que são subaquáticos. A ideia é usar esses robôs para que a gente possa testar novas soluções em diferentes seguimentos”, conta Secco.
O investimento de R$ 60 milhões é da Petrobras. O valor será dividido na construção do projeto, com início da obra nos primeiros meses de 2025, e na compra de equipamentos tecnológicos. Já o Senai entra com a operação, desenvolvimento do projeto e o terreno.
O Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) foi protocolado na Prefeitura de Joinville na semana passada. O projeto vai passar por análise e audiência pública.
“Já temos todo o projeto, que inclui o impacto de vizinhança e licenças do Corpo de Bombeiros, consolidado. Agora estamos aguardando o recurso da Petrobras para a construção e aquisição de equipamentos. A nossa estimativa é que as obras comecem no ano que vem e tenhamos 24 meses de obras, com inauguração prevista para final de 2026 ou começo de 2027, finaliza o coordenador do Instituto Senai.
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: