Jornada de empreendedorismo reúne mais de 60 participantes no primeiro fim de semana em Joinville
Programa realiza workshops, treinamentos e mentorias
Programa realiza workshops, treinamentos e mentorias
Mais de 60 participantes de 22 equipes e um time de 25 mentores movimentaram o primeiro final de semana do Jedi – Jornada de Empreendedorismo, Desenvolvimento e Inovação, em Joinville. A 14ª edição do programa começou no sábado, 26, com a abertura oficial no auditório do Ágora Tech Park e seguiu com atividades presenciais no Link Lab Acate no sábado à tarde e no domingo.
Realizado pelo Join.Valle e Sebrae Santa Catarina, o programa de empreendedorismo ajuda a transformar ideias inovadoras em negócios de impacto para o mercado.
O foco das primeiras atividades foi a identificação e a análise profunda dos problemas que cada projeto pretende resolver, a definição de público-alvo e a validação das necessidades dos clientes. A programação contou com workshops práticos, muitas sessões de “mão na massa” e rodadas intensivas de mentorias.
Os participantes ainda realizaram um teste de perfil comportamental para melhorar o entrosamento dos times e participaram de um treinamento sobre boas práticas no uso de Inteligência Artificial.
A jornada continua até o dia 24 de maio, combinando atividades presenciais e online. Na noite desta terça-feira, 29, os times iniciam o módulo de geração de ideias e soluções. Neste ano, em parceria com a Fundação Wadhwani, os participantes receberão também uma certificação internacional.
O Jedi capacita e guia os participantes no desenvolvimento de soluções inovadoras e novos negócios por meio de uma metodologia pré-definida. Além disso, conecta empreendedores a mentores especializados, parceiros tecnológicos e oportunidades de mercado. “Nosso objetivo é estimular e fomentar a prática do empreendedorismo e da inovação em Joinville e nas empresas da região”, afirma Rogers Pereira, diretor executivo do Join.Valle.
Na abertura oficial do evento, Eduardo Stumpf, CEO da Payjota e Marcia Tomaz Duarte, CEO da DBM Nano compartilharam suas experiências empreendedoras. As duas startups joinvilenses participaram de edições passadas do JEDI e a jornada ajudou a estruturar seus negócios.
Nas 13 edições realizadas do Jedi, foram cerca de mil participantes, 80 mentores, 140 equipes formadas e 30 startups surgidas. “A metodologia do JEDI já é diferenciada, focando em problemas reais e relevantes no mercado. Os processos de validação são robustos e consistentes e o time de mentores é altamente qualificado”, destaca Rogers. Além de conhecimento prático e mentorias exclusivas, a equipe vencedora levará R$ 10.000,00 para impulsionar seu negócio.
“O Jedi é muito mais que um programa de empreendedorismo. Com ênfase na inovação, tecnologia e modernos modelos de negócios é um verdadeiro catalisador para transformar ideias em empreendimentos de sucesso”, explica um dos idealizadores do programa, Fabiano Dell Agnolo. “Programas como o JEDI são essenciais porque observamos ideias se tornando negócios. No Sebrae temos como bandeiras prioritárias a inovação e a jornada do empreendedorismo inovador”, complementa Daniela Dalfovo, gestora de projetos do Sebrae/SC.
Este ano, o Jedi terá duas edições. A primeira focada no empreendedorismo, incentivando a criação de novos negócios e soluções inovadoras (haverá alguns projetos de intraempreendedorismo, porém serão voltados a geração de novas fontes de receita). Já a edição do segundo semestre será exclusiva de intraempreendedorismo, direcionada a melhorias estratégicas e operacionais dentro de empresas.
Sobre o Join.Valle
O Join.Valle é uma instituição que promove a inovação e o empreendedorismo e fortalece o ecossistema de Joinville e região. Tem como propósito ser um agente transformador, que oportuniza conexões, fomenta negócios e impulsiona o desenvolvimento econômico. Desta forma, contribui para que a cidade seja um dos melhores lugares para se viver e empreender. Sustentabilidade, ética e colaboração são valores que a associação imprime em suas ações, projetos e programas.
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: