X
X

Buscar

Jornalista de Joinville integra time nacional do jogo Cartola FC

Camila Campos é uma das influencers do fantasy, que é popular em todo país

Com mais de cinco milhões de usuários, o Cartola FC é popular em todo o país. Neste ano, uma joinvilense passou a integrar o time de influencer do fantasy. A jornalista Camila Campos conta que, em abril deste ano, recebeu um e-mail da equipe com perguntas sobre o jogo, a performance dela nos últimos dois anos, regularidade nas pontuações, estratégias na hora de escalar, etc.

Com quase 26 mil seguidores no Instagram e cerca de 41 mil no YouTube, Camila conta que começou a jogar Cartola em 2012. Para ela, esta foi uma maneira diferente de conhecer ainda mais o futebol nacional. Anos depois, em 2018, a jornalista decidiu criar um canal sobre o esporte, mas que logo ficou focado no fantasy.

Foram essas iniciativas que motivaram o bate-papo com os integrantes do game. Após as trocas de ideias, ela recebeu a proposta oficialmente para integrar o grupo na temporada atual. O convite foi aceito sem grandes dúvidas. “Fiquei empolgadíssima. Foi sensacional”, cita.

Agora, fazendo parte da equipe, a sensação é classificada como “maravilhosa, única e incrível”. Além da realização de um sonho, Camila ressalta o prazer em conhecer pessoas que, antes, só via pela televisão, como os comentaristas Caio Ribeiro e Ana Thaís Matos.

Romper barreiras e preconceitos

Além da visibilidade nacional, o convite representou outro ponto importante: romper barreiras do machismo. Camila lembra que, antes dela começar a falar sobre o jogo, existiam apenas canais de homens sobre Cartola FC.

A jornalista afirma que já sofreu preconceito mais de uma vez, como comentários dizendo que ela “deveria falar sobre maquiagem”, “lavar louça” ou que “não entende nada”. Apesar da existência, a jovem conta que o número de ataques é baixo, ainda mais se comparados com os positivos.

Ela cita que o futebol tem predominância de homens, porém, o cenário vem mudando, com o público feminino ocupando cada vez mais espaços. “Hoje eu conheço várias mulheres que também produzem conteúdo sobre o jogo ou simplesmente jogam e me acompanham”, celebra.

Camila entrou para o time do Cartola FC em abril deste ano | Foto: Camila Campos/Instagram/Reprodução

Camila ainda ressalta que quando recebeu o convite para fazer parte da equipe, um dos principais motivos era a representatividade. “É um espaço de voz, igualdade e, principalmente, de mostrar que as mulheres também entendem, jogam e gostam de futebol”, crava.

Dicas de quem sabe

No canal oficial do Cartola FC, a joinvilense tem um quadro de dicas, no qual ela divulga a escalação para a rodada, comenta sobre sua liga, que se chama “Liga do Olé Feminino”, e um resumo sobre a rodada anterior.

Camila também apresenta o programa “Resenha Cartoleira”, que recebe outros influenciadores do jogo ou pessoas que trabalham com o game.

Ela explica que o fantasy exige regularidade durante toda a competição. “É importante estudar, analisar os confrontos e os jogadores, fazer comparativos, buscar informações e estatísticas”, destaca.

Para a influencer, esses são pontos fundamentais para se destacar. Ela afirma ser interessante, em todas as rodadas, apostar em algum jogador não muito requisitado, para estar ao lado de um regular, no qual costuma fazer acima dos cincos pontos.

O sonho da Copa do Mundo

Sem se imaginar distante do Cartola FC, Camila cita que pretende seguir próxima do fantasy, seja jogando ou trabalhando. “Faz parte de mim há quase dez anos, cada vez mais quero criar conteúdos variados sobre o game, novos quadros e projetos futuros”, revela.

Pensando em voos maiores na profissão, a jornalista conta que tem vontade de trabalhar na televisão, apresentando algum programa esportivo, ou como repórter de campo. Por fim, o maior sonho: trabalhar em uma Copa do Mundo. “É o sonho de todo jornalista que trabalha com futebol”, finaliza.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube