Pedro Donel/Especial O Município Joinville
Jornalistas de O Município Joinville levam o segundo lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025
Reportagem sobre empreendedorismo feminino sustentável em Joinville foi finalista da etapa estadual
Os repórteres Lara Donnola e Bruno da Silva, do jornal O Município Joinville, ficaram em segundo lugar na categoria Jornalismo em Texto, da 12ª Edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, na etapa estadual. A cerimônia de premiação, que reconhece matérias que se destacam na abordagem de temas relacionados ao empreendedorismo no Brasil, foi realizada nesta segunda-feira, 15, às 19h, na sede do Sebrae, em Florianópolis.
A reportagem finalista foi “Elas reinventam o consumo, os resíduos e a si mesmas”, publicada em 7 de junho de 2025. A matéria aborda o empreendedorismo feminino sustentável em Joinville, mostrando como mulheres à frente de negócios locais têm o compromisso com soluções sustentáveis que promovem o bem-estar pessoal e ambiental.
As empreendedoras atuam oferecendo alternativas conscientes a produtos tradicionais que causam impactos negativos, como têxteis poluentes, plásticos descartáveis e cosméticos com químicas agressivas. Os trabalhos são pautados na busca por soluções ecológicas que promovam uma vida mais saudável e um futuro mais equilibrado para o planeta.
Ao todo, 20 finalistas concorreram em quatro categorias. A premiação distribuiu um total de R$ 50 mil em prêmios.
Critérios
A 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhece matérias que melhor abordem aspectos relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil, considerando empreendedorismo, bioeconomia, pequenos negócios e COP 30, inovação e startups, produtividade e competitividade, inclusão produtiva e desenvolvimento territorial, transformação digital, empreendedorismo feminino, políticas públicas e legislação, acesso a crédito e gestão financeira e empreendedorismo social.
Os eventos de premiação estaduais e regionais acontecem em setembro em cada estado. Em outubro, acontece a etapa nacional do júri. A premiação nacional, em Brasília, acontece em data a definir, em novembro ou dezembro.
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: