Juiz de Joinville assume cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de SC
Roberto Lepper foi empossado terça-feira
Roberto Lepper, juiz de Joinville, assumiu o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) na terça-feira, 11. Ele foi empossado na vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Sônia Maria Schmitz.
A sessão solene de posse foi realizada na Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki do TJ-SC, em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo YouTube.
O novo membro da Corte foi recepcionado pelos desembargadores Luiz Cézar Medeiros e Marcos Fey Probst antes de prestar o compromisso para o cargo e assinar o termo de posse.
Currículo
Roberto Lepper iniciou carreira na magistratura como juiz substituto em 1993 e atuou nas comarcas de São José do Cedro, Dionísio Cerqueira, Campos Novos, Timbó, Blumenau e Joinville. Também atuou em processos das comarcas da capital, Canoinhas, Anchieta, Fraiburgo e Ibirama.
Foi designado, ainda, para exercer funções de juiz de direito implantador e coordenador da Casa da Cidadania nos municípios de Rio dos Cedros, Timbó, Benedito Novo e Doutor Pedrinho.
Primeiro discurso
No primeiro discurso como desembargador, Lepper observou que um juiz deve estar aberto a assimilar quaisquer concepções. Ainda que pareçam absurdas ou pouco críveis sob um primeiro olhar.
Lembrou do volume de processos que batem à porta do Judiciário e, embora representem um desafio à atividade jurisdicional, demonstram como a população faz valer seu direito constitucional ao exercício da cidadania.
O TJ-SC, apontou Lepper, é uma instituição vanguardista e reconhecida com o Selo Ouro pelo Conselho Nacional de Justiça.
“Deixo aqui empenhado o compromisso de que minha atuação neste Tribunal, em meio a de tantos próceres, será pautada pelo trabalho, com escora no arcabouço legal e com vistas no fortalecimento institucional, como, aliás, sempre fiz, sendo que a exaustão na empreitada nesse microcosmo será, como foi em muitos momentos da minha vida profissional, o prelúdio de que ainda há muito mais a ser feito”, manifestou.
Saudação
A saudação em nome do Tribunal partiu do desembargador Hélio do Valle Pereira. Ele recordou a trajetória e a contribuição à Justiça dedicada pela desembargadora Sônia Maria Schmitz, agora aposentada. E enalteceu as quase três décadas servidas à magistratura pelo amigo e mais novo companheiro de Corte.
Entre outras qualidades, citou a habilidade de Lepper com a escrita e as palavras. “Temos muito orgulho de tê-lo conosco, desembargador Roberto Lepper. O desembargador Vanderlei Romer hoje tem um sucessor neste Tribunal de Justiça”, anunciou.
Também estiveram presentes na solenidade os desembargadores Altamiro de Oliveira (1º vice-presidente do TJ-SC), Denise Volpato (corregedora-geral da Justiça), Getúlio Corrêa (2º vice-presidente), Gerson Cherem II (3º vice-presidente), Rubens Schulz (corregedor-geral do Foro Extrajudicial) e demais integrantes da Corte, além de representantes do Ministério Público, da Procuradoria-Geral do Estado, da Defensoria Pública, da OAB/SC, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e dos poderes Executivo e Legislativo entre outras instituições.
Leia também:
– Jovem tenta esconder crack na boca ao ser abordado pela Polícia Militar em Joinville
– Defesa Civil de Joinville alerta para risco de temporais
– JEC perde em casa para Figueirense e fica em perigo na Copa Santa Catarina
– Cliente que encontrou larva em pão de queijo será indenizada em Santa Catarina
– Caso das marmitas: Polícia Civil confirma que Taynara Motta não existe; entenda
– Assista agora:
Almofadas de coração amenizam dor de mulheres que retiraram seios, em Joinville