Juiz envia carta de Dia dos Pais a detentos de Joinville
Magistrado afirma aos internos que tem exigido do Estado o cumprimento das visitas virtuais
O juiz João Marcos Buch, responsável pela Vara de Execução Penal de Joinville, encaminhou nesta sexta-feira, 7, uma mensagem alusiva ao Dia dos Pais aos mais de dois mil detentos que estão no sistema prisional da cidade. Na carta, o magistrado destaca que está exigindo do Governo do Estado a viabilização de visitas virtuais entre apenados e suas famílias.
Buch lembra que os encontros presenciais foram suspensos por conta da pandemia como forma de evitar a contaminação pelo coronavírus. “Como juiz não tenho domínio sobre essa decisão, pois é de responsabilidade do governo, mas tenho exigido que, como compensação, sejam oferecidas visitas virtuais”, afirma.
Leia também: Juiz confirma três casos de Covid-19 em detentos do Presídio Regional de Joinville
Na mensagem, o juiz explica que não pode desejar um feliz Dia dos Pais, pois os presos têm enfrentado problemas em relação aos encontros com a família e as saudades. “Por isso, o que eu desejo neste dia é que todos estejam bem de saúde e que mantenham em seus pensamentos a lembrança do afeto do abraço dos seus, porque assim sobreviveremos”, diz aos detentos.
Em junho, durante visita ao sistema prisional de Joinville, o juiz já havia relatado problemas com as visitas virtuais, que deveriam ocorrer, no mínimo, a cada quinze dias, mas que estavam acontecendo com um intervalo maior de tempo.
As cartas enviadas pelos familiares por e-mail também estavam com dificuldades para chegar aos destinatários e vice-versa. Na época, a diretoria assumiu que estava com problemas, mas que o serviço deveria ser retomado dentro de sete dias.