+

Juiz nega que complexo prisional de Joinville tenha casos confirmados de Covid-19 em detentos

Foram registrados desde o início da pandemia 13 casos no presídio e seis na penitenciária, todos de servidores e funcionários

Juiz nega que complexo prisional de Joinville tenha casos confirmados de Covid-19 em detentos

Foram registrados desde o início da pandemia 13 casos no presídio e seis na penitenciária, todos de servidores e funcionários

Redação O Município Joinville

O juiz da Vara de Execuções Penais e Corregedor do Sistema Prisional de Joinville, João Marcos Buch, gravou um vídeo nesta terça-feira, 14, negando que o presídio ou a penitenciária do município tenham registrado algum caso positivo de coronavírus em detento.

O vídeo foi gravado após audiências que o magistrado realizou no complexo prisional. “Os gestores da unidade, os agentes de saúde, me garantiram que todo o detento da penitenciária que foi testado até o momento deu negativo. Isso também se repete no presídio”, afirma.

De acordo com as unidades, quando algum detento apresenta sintoma, ele é levado para equipes médicas que fazem a avaliação. O juiz defende que o ideal seria fazer a testagem em massa da população carcerária, mas isso não foi disponibilizado pelo estado.

Dados atualizados do Departamento de Administração Prisional (Deap) apontam que a Penitenciária de Joinville registrou seis casos confirmados desde o início da pandemia. Todos de servidores, que já voltaram ao serviço. Há dois casos suspeitos.

No presídio são 13 casos confirmados até o fim da tarde desta terça-feira, 14, também de servidores e funcionários, 12 já estão recuperados. Apenas um paciente ainda é ativo.

Matéria publicada pelo jornal O Município Joinville nesta terça-feira, 14, trazia a informação de que três detentos tinha positivado para a doença, o que não procede. Ao receber os número, houve um equívoco no processamento dos dados. Pedimos desculpas por possíveis transtornos causados e reforçamos o compromisso do jornal O Município com apuração de qualidade e a transparência.  


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você já nos segue no Instagram? Clique aqui para acompanhe as notícias também por lá e participar de sorteios.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo