Julgamento do processo que pode cassar senador Jorge Seif ocorre nesta terça-feira
Após suspensão e retirada de pauta, julgamento deve ser retomado nesta semana
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou para esta terça-feira, 30, a continuidade do julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif (PL-SC). A sessão está marcada iniciar às 19h. O pedido de cassação é da coligação Bora Trabalhar, formada por PSD, União Brasil e pelo antigo Patriota.
O julgamento começou no dia 4 de abril., quando foi realizada a fase de sustentação oral. O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, porém, optou por suspender o julgamento naquela ocasião.
A retomada foi marcada para o dia 16 de abril, mas, no dia da sessão, o caso foi retirado de pauta, pois o ministro-relator Floriano de Azevedo Marques não compareceu por motivo de doença na família.
O processo contra Jorge Seif
A coligação Bora Trabalhar teve o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) como candidato ao Senado nas eleições de 2022. Ele ficou em segundo lugar, atrás de Seif, e não se elegeu.
O grupo político alega, entre outros argumentos, que houve uso da estrutura da Havan, empresa de Luciano Hang, durante a campanha do senador Jorge Seif. Sendo assim, a coligação entende que houve abuso de poder econômico.
A participação de Seif na 21ª Semana da Indústria Calçadista Catarinense, evento promovido pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), também envolve o pedido de cassação.
Quando a ação foi julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), a segunda instância eleitoral, o pedido da coligação foi rejeitado por unanimidade. Depois, foi apresentado recurso ao TSE.
Leia também:
1. VÍDEO – Mulher é presa em Joinville movimentando conta de médico sequestrado na Bahia
2. Idosos são presos em flagrante por injúria racial contra adolescentes em Joinville
3. Inscrições para estágio remunerado na Prefeitura de Joinville encerram nesta semana
4. Joinville tem mais de 1,5 mil vagas de emprego
5. Quatro pessoas são presas em nova fase da Operação Mensageiro em Santa Catarina
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: