Julho Verde alerta sobre diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço; saiba quais os sintomas

Tumores mais comuns são os que atingem laringe, faringe, cavidade oral, tireoide, além do câncer de pele

Julho Verde alerta sobre diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço; saiba quais os sintomas

Tumores mais comuns são os que atingem laringe, faringe, cavidade oral, tireoide, além do câncer de pele

Redação O Município Joinville

Nesta terça-feira, 27, é o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Por isso, durante todo o mês, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) promove a campanha Julho Verde que destaca a importância do diagnóstico precoce para o tratamento efetivo dos diversos cânceres.

Nessa região, os tumores mais comuns são os que atingem a laringe, faringe, cavidade oral, tireoide, além do câncer de pele.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2020 foram registrados cerca de 40 mil casos de câncer de cabeça e pescoço, no Brasil. Embora existam tratamentos clínicos e cirúrgicos que oferecem boas oportunidades de cura, o diagnóstico precoce é fundamental.

“A medicina está avançada, mas precisamos diagnosticar precocemente e, para isso, é preciso estar atento aos sintomas e buscar logo atendimento”, alerta Agnaldo Graciano, otorrinolaringologista e cirurgião de cabeça e pescoço, do Hospital Municipal São José (HMSJ) de Joinville.

Sintomas

Os sintomas dos cânceres de cabeça e pescoço têm sinais específicos e geralmente persistentes. O câncer de pele pode se manifestar por úlceras, feridas ou áreas avermelhadas. Na cavidade oral, pequenas aftas também podem despertar a atenção inclusive dos dentistas, profissionais com importante papel para auxiliar a identificar a doença.

Na faringe, os sinais de alerta podem ser dor persistente e dificuldade para engolir. Já na laringe, boa parte dos tumores acontece nas pregas vocais, causando rouquidão contínua.

Além desses sintomas, o autoexame é fundamental para identificar quaisquer tipos de nódulos e caroços nas regiões do pescoço, atrás das orelhas e na região da mandíbula.

Em qualquer situação, a principal recomendação é buscar o atendimento médico.

Causas

Entre as causas do câncer de cabeça e pescoço, o tabagismo é uma das principais, podendo ser potencializada pela associação com o álcool. Já a exposição ao sol é o principal fator de risco para o câncer de pele.

Outro ponto de preocupação é o vírus HPV, conforme explica o médico Agnaldo: “É um vírus transmitido sexualmente, muito presente na população e que aumenta muito o risco de câncer na faringe, particularmente nas amígdalas. Ao contrário dos demais, é um câncer que atinge uma faixa etária mais jovem, por volta dos 40 anos e prevalece mais nos homens”.

Referência em tratamento oncológico, o Hospital Municipal São José de Joinville oferece aos pacientes dessas especialidades toda a parte clínica, cirúrgica e de tratamentos de radioterapia e quimioterapia.

Mas o otorrinolaringologista Agnaldo Graciano destaca: “É importante que os médicos da atenção primária também estejam atentos aos sintomas e encaminhem os pacientes para exames especializados”.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo