Junta Militar de Joinville realiza juramento à bandeira online
Ação é pioneira no país
A Junta Militar de Joinville realizou, pioneiramente no país, o juramento à bandeira de forma online. Os atos foram autorizados pelo Posto de Recrutamento e Mobilização do Exército (PRM), sediado no 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau, órgão ao qual a Junta de Joinville é subordinada.
“Esses são casos específicos, exceções, porque se tratam de jovens que moram fora do Brasil e precisavam de renovação de passaporte. Lembramos que, para os residentes em Joinville, o juramento continua sendo presencial, na sede da Junta Militar”, explica a coordenadora da Junta Militar de Joinville, Zaira Passig.
Um dos casos foi o de Breno Silva, jogador de basquete e estudante da Incarnate Word University, em San Antonio, Texas, Estados Unidos. Ele saiu do Brasil aos 13 anos, morou quatro anos na Espanha, dois no México e agora está em terras norte-americanas.
“Como estou estudando fora, não poderia estar presente na Junta Militar de Joinville, cidade de onde sou. Fazer o juramento online me ajudou muito no futuro da minha carreira porque vou voltar para o Brasil só em maio do ano que vem”, disse Breno Silva.
Outro caso foi o Jhon Kernaz Ocean, haitiano naturalizado brasileiro. Ele fez o alistamento em Joinville e foi dispensado do Serviço Militar. Como foi morar na Irlanda, a Junta Militar de Joinville também possibilitou o juramento à bandeira online. Por lei, o juramento à bandeira é obrigatório para quem está dispensado do Serviço Militar, conforme o Artigo 217 do Decreto 57.654 de 1966.
O PRM é órgão do Serviço Militar com a atribuição de coordenar, apoiar e fiscalizar os trabalhos das Juntas Militares, e dos processos ligados à documentação militar, como processos de dispensa e emissão de certificados de reservista.
A Junta Militar de Joinville fica na rua Paraíba, 769, piso superior da estação Rodoviária Harold Nielson, no Anita Garibaldi. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O telefone é 3422–6041.
A Junta Militar é ligada à Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) e é responsável pela execução do Serviço Militar no âmbito do Município.
Leia também:
1. Saiba quais ruas devem ter falta de energia em Joinville nesta quarta, quinta e sexta-feira
2. Obras podem causar falta de água em ruas de dois bairros de Joinville nesta quinta-feira
3. Saiba quais ruas devem ter falta de energia em Joinville nesta quarta, quinta e sexta-feira
4. Homem descumpre medida protetiva, tenta incendiar casa de sobrinha e é preso em Joinville
5. Trecho da malha ferroviária no Porto de São Francisco do Sul é reativado após quatro anos
Assista agora mesmo!
Explore a riqueza da história de Joinville com o Casarão Neitzel: