Facebook identifica que autor da página Fritz Otário é membro do Novo de Joinville
Partido Novo nega conhecimento da página
Por Lucas Koehler e Sabrina Quariniri
Após uma ação movida pelo candidato Darci de Matos (PSD), o Facebook identificou, a pedido da Justiça Eleitoral, que o proprietário da página “Fritz Otário”, que faz críticas a candidatos a prefeito da cidade, é um homem filiado ao Novo de Joinville.
O Facebook cumpriu uma decisão do juiz Gustavo Henrique Aracheski. O pedido do candidato psbista era de que a página fosse retirada do ar, no entanto, o pedido foi negado pelo magistrado.
De acordo com a assessoria de Darci de Matos, a página é “especializada em produção de fake news, conteúdos agressivos, sarcásticos e com acusações aos adversários políticos do candidato do Novo”.
A justiça eleitoral de Joinville está analisando se há possibilidade de ser constatado crime de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral e se há ligação direta do autor da página com um partido político.
O membro do partido teria participado da convenção para a escolha dos candidatos e de lançamento da campanha do candidato a prefeito de Joinville em 2020 pelo Novo, em um hotel da cidade. Além disso, é esposo de uma candidata a vereadora.
Novo nega conhecimento da página
Em nota oficial, enviada pela assessoria do Novo, o partido afirma que nunca teve conhecimento sobre a autoria do proprietário da página “Fritz Otário”.
“Apesar de não ter sido citado pela Justiça Eleitoral, pois não há qualquer qualquer relação com a página, o Diretório Municipal do Partido Novo em Joinville irá avaliar o caso e tomar as medidas cabíveis”, diz a nota.
O parte ainda ressalta que “é totalmente contra a prática de fake news, difamações e inverdades e um de seus princípios é liberdade individual com responsabilidade. Assim sendo, de maneira alguma compactuamos com o anonimato de qualquer página política”, finaliza o documento.
Página afirma que fará pausa nas publicações
A página Fritz Otário, através de uma publicação no Facebook, nesta quinta-feira, 8, diz que fará uma pausa nas publicações, sendo essa uma decisão exclusiva do proprietário.
Na nota, o proprietário diz que a página está sofrendo ataques político. “Nos últimos dias a página Fritz Otário tem sido alvo de ataques de pessoas declaradamente ligadas a políticos. Diante da pressão que a página vem sofrendo e entendendo que no período eleitoral os ânimos esquentam, a página resolveu tirar um período sabático”, diz o comunicado.
O texto é assinado por Jean Carlos de Carvalho, mesmo nome que o PSD acusa ser o proprietário da página e ser filiado ao Novo.
A página está ativa desde 17 de junho de 2020 e tem pouco mais de 1 mil seguidores.
Confira a nota completa da página Fritz Otário: