Juiz eleitoral comenta quais são as expectativas para domingo de eleições em Joinville
Apesar das medidas de segurança contra a Covid-19, organização está dentro do esperado
Apesar das medidas de segurança contra a Covid-19, organização está dentro do esperado
Com início às 7 horas e término às 17h deste domingo, 15, os moradores de Joinville vão às urnas para escolher o próximo prefeito e vereadores do município.
Apesar da Justiça Eleitoral precisar se adequar aos cuidados contra o contágio da Covid-19, a organização do evento está dentro do esperado.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um plano de segurança sanitária, elaborado por especialistas, com uma uma série de protocolos de segurança para não haver riscos aos mesários e eleitores.
O juiz eleitoral Yhon Tostes acredita em um bom número de eleitores presentes nas urnas. “Se espera que o eleitor compreenda sempre a importância de ir votar”, analisa.
Para ele, cada voto é fundamental na construção da democracia e, especificamente nessa eleição, da cidade que os habitantes desejam.
“Devemos votar conscientemente para escolher quem irá administrar e gerir politicamente o nosso entorno, as nossas vidas na comunidade”, afirma.
O juiz lamenta a quantidade notícias falsas envolvendo as eleições em tempos de pandemia.
“A imprensa também fez bem o seu papel esclarecendo a importância do voto e os protocolos de segurança que irão garantir a segurança dos eleitores”, diz.
Em Joinville, as urnas serão recebidas no Centreventos e a totalização dos votos ocorrerá no cartório eleitoral.
Tostes ressalta o pedido para que as pessoas evitem aglomerações nos dois locais, que estarão liberados apenas para a imprensa, advogados dos partidos, fiscais dos partidos, candidatos e os servidores que vão trabalhar no dia.
A expectativa é de que os resultados sejam confirmados às 20 horas. Para ele, o Brasil é um exemplo mundial em termos de organização eleitoral. “Temos ótima estrutura e seriedade na apuração das eleições”, finaliza.