Justiça manda interditar Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul; entenda
Ministério Público solicitou os reparos, mas a fundação responsável não realizou
O Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, deve ser interditado por falta de manutenção e situação precária de conservação do acervo. De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), foi realizada uma ação civil pública que solicitava a regularização do edifício e a contratação de um museólogo, em 2021. Porém, segundo o MP-SC, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), responsável pelo museu, não cumpriu com as orientações.
Conforme a decisão da 1ª vara da Comarca de São Francisco, a FCC não implantou projeto preventivo de incêndio, por isso, será interditado para visitação e desligado todo o sistema elétrico do local.
Segundo o promotor de Justiça Alan Rafael Warsch “o que se pretende evitar com a interdição é que ocorra com o Museu Nacional do Mar a mesma tragédia vivenciada no Museu Nacional no Rio de Janeiro, na noite de 2 de setembro de 2018, onde um incêndio destruiu quase a totalidade do acervo histórico e científico existente, por conta da falta de manutenção adequada e investimentos”.
O patrimônio deve se manter interditado até que a manutenção e regularizações sejam feitas.
Outras irregularidades
Além do risco de incêndio, segundo o MP-SC o edifício do museu necessita de reformas estruturais para preservação do acervo contra perda, furto ou roubo.
O Museu Nacional do Mar abriga pelo menos 103 embarcações de tamanho natural, 109 modelos, 105 peças de artesanato, mais de 4300 fotos e 500 selos, além de livros, revistas, equipamentos, maquetes, mapas, cartas náuticas, plantas embarcações e multimídias.
Leia também:
– Paratleta pretende inaugurar instituto para projeto de inclusão de crianças em Joinville
– Casal de idosos morre em acidente com carro de Joinville na BR-277, no Paraná
– Resultado da Trimania: morador do Aventureiro, em Joinville, ganha prêmio principal
– VÍDEO – Grêmio desembarca em hotel para a partida contra o Brusque nesta terça-feira
– Ciclista idosa morre após colidir em caminhão na BR-470, em Gaspar