Laboratório Municipal de Joinville recebe certificação nacional de excelência
Laboratório se destacou na avaliação de Controle de Qualidade
Laboratório se destacou na avaliação de Controle de Qualidade
O Laboratório Municipal de Joinville foi classificado com desempenho excelente em avaliações de desempenho anual em Programas de Controle de Qualidade Externos.
Fundado em 1993, o laboratório foi avaliado no Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) e na 31ª e 32ª Avaliação Externa da Qualidade dos testes para Contagem de Linfócitos T CD4/CD8.
O Laboratório Municipal realiza 159 tipos de exames. São 87 mil exames por mês, uma média de 4,2 mil exames por dia). Esses números correspondem a 50,43% dos exames demandados pela Secretaria da Saúde – o restante é feito em laboratórios contratados.
No Laboratório Municipal, são ofertados os serviços de coleta de sangue (bioquímica, hematologia e imunologia), teste biológico (ampolas) e o programa de hanseníase e tuberculose. De agosto a novembro deste ano, foram atendidos uma média de 11,8 mil pacientes por mês, entre coletas realizadas no Laboratório Municipal e nas unidades de saúde do município.
Também é desenvolvido no local o programa de monitoramento da infecção pelo HIV (contagem de Linfócitos T Cd4+/Cd8+ e carga viral do HIV).
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização