Legendários: moradores de Joinville participam de movimento que leva homens para subir montanha
Na cidade, o movimento reúne mais de mil participantes
Na cidade, o movimento reúne mais de mil participantes
O movimento cristão Legendários, que começou na Guatemala em 2015 e chegou ao Brasil em 2017, tem ganhado força em Joinville. Voltado exclusivamente para homens, promove a subida em uma montanha como forma de imersão e reflexão espiritual. Na cidade, o movimento reúne mais de mil participantes.
De acordo com o site oficial do Legendários, a proposta é desafiar os homens a se reconectarem com sua identidade espiritual, física e emocional por meio da fé cristã e da vivência em grupo. O primeiro evento do movimento no Brasil ocorreu no Vale do Itajaí, também em Santa Catarina.
O movimento Legendários em Joinville é liderado por Claudionir Gonçalves, que assumiu a responsabilidade de coordenar o grupo na cidade após participar de um dos encontros em 2021.
“A liderança veio pela necessidade de ter alguém em Joinville que se dispusesse a cuidar da manada, dando suporte, reunindo para eventos, oração e ações sociais. Abracei essa responsabilidade como um propósito de vida, e hoje vemos frutos disso na cidade”, afirma.
Claudionir conheceu o Legendários por meio de uma publicação no Instagram, o que o levou a se inscrever para o Track Outdoor de Potencial (TOP), um retiro de quatro dias na natureza com provas físicas e reflexões espirituais. Segundo Claudionir, no Brasil, o grupo já soma mais de 40 mil participantes.
Ele começou a frequentar as ações do movimento para buscar um ambiente com pessoas que compartilhassem os mesmos valores. “Costumo dizer que o ambiente sempre vence. Então comecei a frequentar os lugares onde os legendários estavam, porque não queria perder o que ganhei naquela montanha”, conta.
Segundo o coordenador local, os impactos pessoais foram significativos. “A minha vida ficou mais leve e dependente de Deus, desfrutando de todas as bênçãos que ele proporciona. Ganhei a possibilidade de ser uma ferramenta de transformação para muitas famílias, incluindo a minha”.
O joinvilense Jeferson Jones Bernardes Filho, de 37 anos, é um dos participantes do movimento. Ele participou de seu primeiro TOP em setembro de 2023, após o convite de amigos.
“Quis continuar envolvido pois vi que era um movimento sério, com propósito de auxílio à igreja, focado em ajudar homens a cumprir o chamado de Deus, além de mostrar a importância da família, da responsabilidade pessoal e do amor ao próximo”, relata Jeferson.
*Colaborou Bernardo Gonçalves
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: