Freepik/Divulgação
Lei de deputado de Joinville que proíbe tratamentos de transição de gênero para menores de idade é sancionada
Lei vale para toda a rede de saúde pública ou privada do estado
A lei de autoria do deputado de Joinville, Sargento Lima (PL), que proíbe tratamentos de transição de gênero para menores de idade foi sancionada pelo governador Jorginho Mello.
A lei abrange hormonioterapia cruzada para menores de 16 anos e cirurgias para afirmação de gênero em menores de 18 anos.
A lei vale para toda a rede de saúde pública ou privada de Santa Catarina, mesmo com autorização dos pais ou responsáveis legais. Porém, a nova lei não se aplica aos tratamentos de doenças, síndromes e condições especiais de saúde que necessitem de tratamento com hormonioterapia cruzada.
Tratamentos
A hormonioterapia cruzada é a forma de reposição hormonal na qual os hormônios sexuais e outras medicações hormonais são administradas ao transgênero para feminização ou masculinização.
Conforme o deputado Sargento Lima, a nova lei apenas “positiva o ordenamento estadual as proibições e limitações ao tratamento de transição de gênero que já se impõem a todos os médicos do país, por força de resoluções do Conselho Federal de Medicina”.
A lei prevê multas e até a cassação da licença do estabelecimento de saúde em caso de descumprimento. Se houver multa, os recursos serão destinados ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).
Leia os destaques da semana:
1. Hospital em Joinville pode ter primeiro centro de referência para autismo do Brasil
2. Shein planeja abrir marketplace para vendedores de Joinville
3. Show do Sorriso Maroto em Joinville é anunciado; saiba onde e quando
4. Multinacional do aço firma parceria com Senai e inaugura espaço em Joinville
5. JEC recorre sobre multa e é absolvido por confusão na Arena Joinville na estreia do Catarinense
Assista agora mesmo!
Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: