Lei que cria a Escola Municipal de Teatro de Joinville é sancionada
Evento contou com presença de vereadores, alunos e professores da Casa da Cultura
Evento contou com presença de vereadores, alunos e professores da Casa da Cultura
A lei 9.218 que cria a Escola Municipal de Teatro da Casa da Cultura Fausto Rocha Junior foi sancionada nesta terça-feira, 12, em Joinville. A criação da Escola Municipal era uma das demandas do Plano Municipal de Cultura de 2011.
O evento contou com a presença de vereadores, servidores da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), representantes do Conselho Municipal de Cultura, instituições artísticas, alunos, professores da Casa da Cultura.
A nova escola, que dá continuidade aos cursos de teatro já estabelecidos na Casa da Cultura, terá fase de implantação vinculada à Escola de Artes Fritz Alt, subordinada à gerência da Casa da Cultura Fausto Rocha Junior.
A Escola Municipal de Teatro atende 472 alunos, em 27 turmas distribuídas em cursos de escolinha de artes infantis, iniciação à prática do teatro, interpretação teatral, formação em teatro, dramaturgia e improvisação teatral. Além dos projetos de extensão de formação em teatro para professores de escolas públicas, como o projeto Boi da Casa e o programa de Acessibilidade e Diversidade – Teatro e Saúde Mental, em parceria com a Secretaria de Saúde e o Instituto Impar.
Durante a cerimônia, os convidados assistiram a duas apresentações, uma atuação cênica a partir de fragmento do texto “A mulher como campo de batalha”, do dramaturgo romeno Matéi Visniec, com as estudantes Juliana de Aguiar e Fernanda Bruner do Curso de Formação em Teatro. E a outra Prática Cênica a partir de fragmento do texto “Claro”, do dramaturgo David Ives, com as estudantes Gabriela Polippo e Sara Fritz do Curso de Iniciação à Prática do Teatro 3.
“Este dia traz emoção para muitas pessoas. É o fruto do trabalho de inúmeros profissionais que ao longo de 50 anos sonharam por esta conquista”, declara Franzoi, gerente da Casa da Cultura.
Para Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo de Joinville, a Escola Municipal de Teatro vai ao encontro das possibilidades que o teatro oferece não só para quem o pratica, mas também para quem o recepciona. “Ter um espaço próprio de ensino e criação teatral amplia os profissionais da área, movimenta a economia, proporciona ao público um maior consumo de bens culturais, viabiliza a produção de eventos, festivais, espetáculos, oficinas e garante a continuidade e importância dessa forma de arte na cidade”, destaca.
“Eu era tímido e a aula de teatro foi um divisor de águas, foi fundamental. Nós temos artistas brilhantes que através do seu trabalho como professores têm deixado um legado para a cidade. Joinville é uma cidade cultural. A assinatura da Lei marca o início do sonho da Escola Municipal de Teatro”, afirma o prefeito Adriano Silva (Novo), que foi aluno do professor Robson Benta.
Nos anos 70, a Casa da Cultura iniciou as primeiras atividades teatrais com o Grupo Kabuki, onde hoje é a Galeria Municipal de Artes Victor Kursancew. Na passagem dos anos 70 para 80, surgem os cursos de teatro mais sistematizados e a formação de grupos amadores. Em meados de 1980, criou-se o Estúdio de Artes Cênicas da Casa da Cultura com as manifestações dos projetos e grupos Cenabreve, Não Amassa Esse Pão de Ló e o Matinada.
A partir dos anos 90, em função da demanda por formação em teatro, foram inseridas oficinas de iniciação ao teatro e um Curso de Teatro na Escola de Artes Fritz Alt. E ao longo dos próximos 30 anos o ensino do teatro ocorreu de forma ininterrupta sendo estruturado para um aspecto cada vez mais formativo e ampliado para diferentes faixas etárias e níveis de formação.
Leia também:
– Número de eleitores aptos a votar cresce em Joinville; confira comparativo
– Defesa Civil alerta para maré alta nesta quarta-feira em Joinville
– Dois homens são presos por estupro de vulnerável em Joinville
– VÍDEO – Empresário é flagrado riscando carro de luxo em Balneário Camboriú
– Criminoso utiliza garfo para furtar veículo e foge da PM em Blumenau