Líderes de facção criminosa são presos responsáveis por 14 homicídios em Joinville
Crimes foram realizados entre 2024 e 2025 na cidade
Crimes foram realizados entre 2024 e 2025 na cidade
Na manhã desta terça-feira, 5, a Polícia Civil deflagrou a operação Quadro Geral que prendeu 12 pessoas consideradas líderes de facção criminosa, responsável por 14 homicídios em Joinville entre 2024 e 2025.
Segundo o delegado regional Rafaello Ross, a maioria dos crimes foi registrada na zona Leste da cidade, especialmente nos bairros Paraíso e Aventureiro. As mortes teriam sido motivadas por disputas entre facções rivais pelo controle do tráfico de drogas na região.
“É importante destacar a crueldade que este grupo criminoso agia. O homicídio qualificado em que este indivíduos foram enquadrados é pela torpeza e pela crueldade empregada no meio da execução, decorrente desta disputa de facções. São investigações complexas, que demanda um trabalho mais detalhado da delegacia de homicídios”, disse.
A operação também cumpriu três prisões em flagrantes e outas nove prisões temporárias e preventivas. Os alvos são investigados por integrar organização criminosa, sequestro, carcere privado, homicídio qualificado, ocultação de cadáver e roubo.
“Essas pessoas estavam no comando da organização criminosa, monitorando e controlando a região. Nossas investigações apontam os indivíduos como envolvidos nestes 14 homicídios na condição de executores e de mandantes destes crimes, que iniciaram em fevereiro de 2024 e teve o último registro neste mês de agosto de 2025”, contou o delegado Dirceu Silveira.
Agora a delegacia de homicídios vai apurar o inquérito que estão em tramitação na delegacia para dar continuidade nas investigações, sendo que há alguns mandados de prisão a serem cumpridos em alvos que não estão em Joinville no momento.
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: