Limpeza de 170km de rios, valas e canais é realizada em Joinville em 2023
Ao todo, nos últimos três anos, foram 465 mil metros limpos
Ao todo, nos últimos três anos, foram 465 mil metros limpos
Somente em 2023, 170 km de rios, valas e canais foram limpos em Joinville. Desde 2021, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) realizou a limpeza manual e mecanizada em 465 mil metros. Em 2022, foram 145 km e, em 2021, o total foi de 150 km.
Entre os rios que receberam a limpeza estão: rio Cachoeira (nos bairros Costa e Silva e Santo Antônio), rio do Braço (Jardim Sofia), rio Itaum Mirim (nos bairros Fátima, Jarivatuba e João Costa), rio Águas Vermelhas (Vila Nova), rio Jaguarão (bairros Nova Brasília e Anita Garibaldi) rio Itaum (bairros Itinga e Boehmerwald), rio Bucarein (Floresta) e rio Guaxanduva (bairros Iririú e Jardim Iririú).
As ações resultaram na retirada de 40 mil toneladas de resíduos com a limpeza manual e a mecanizada, o que equivale a 2 mil caminhões de 10 mil metros cúbicos de material. Essa retirada de material das águas contribui para evitar enchentes e inundações.
A limpeza manual ocorre em locais sem acesso para as máquinas, como nas áreas centrais, onde os rios e valas ficam próximos a casas e prédios. No caso da limpeza mecanizada, são utilizadas máquinas como escavadeiras, retroescavadeiras e equipamentos hidráulicos.
Joinville tem aproximadamente 700 km de rios e valas. Na área urbana, são em torno de 200 km. Todo o material retirado dos rios passa 24 horas decantando. Essa medida evita que a vegetação e a areia soltem água durante o transporte.
Em 2023, começaram as obras para dragagem e desassoreamento do Rio Águas Vermelhas que vão beneficiar a população dos bairros São Marcos, Nova Brasília, Glória, Morro do Meio e Vila Nova.
Mais de 500 mil metros cúbicos serão dragados em 11 quilômetros de obra. O investimento é superior a R$ 34 milhões. O projeto engloba a implantação da drenagem superficial (valas, tubos, bueiros), escavação do leito e margens (cortes e aterros), dragagem e desassoreamento mecanizado. Também inclui a revegetação de taludes, das áreas de preservação permanente e das áreas de depósito de sedimentos.
A obra foi viabilizada por meio do contrato assinado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Projeto Viva Cidade 2 – Revitalização Ambiental e Urbana do Município de Joinville.
Leia também:
1. Três pessoas são presas e quase R$ 500 mil em cigarros eletrônicos são apreendidos em Joinville
2. Mulher é agredida por se recusar a preparar café da manhã em Joinville
3. Corpo de jovem é encontrado em praia de Penha após três dias desaparecido
4. Destaque na temporada da Fórmula Delta, piloto joinvilense pode ser o primeiro da cidade na Stock Car
5. Escola consegue licenças para instalação de sede no bairro inteligente de Joinville
Baile com Os Monarcas e paixão por futebol: Sargento Junkes leva o padrinho para o Bar da Zenaide: