Limpeza de 170km de rios, valas e canais é realizada em Joinville em 2023

Ao todo, nos últimos três anos, foram 465 mil metros limpos

Limpeza de 170km de rios, valas e canais é realizada em Joinville em 2023

Ao todo, nos últimos três anos, foram 465 mil metros limpos

Vítor Filomeno | Revisão

Somente em 2023, 170 km de rios, valas e canais foram limpos em Joinville. Desde 2021, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) realizou a limpeza manual e mecanizada em 465 mil metros. Em 2022, foram 145 km e, em 2021, o total foi de 150 km.
Entre os rios que receberam a limpeza estão: rio Cachoeira (nos bairros Costa e Silva e Santo Antônio), rio do Braço (Jardim Sofia), rio Itaum Mirim (nos bairros Fátima, Jarivatuba e João Costa), rio Águas Vermelhas (Vila Nova), rio Jaguarão (bairros Nova Brasília e Anita Garibaldi) rio Itaum (bairros Itinga e Boehmerwald), rio Bucarein (Floresta) e rio Guaxanduva (bairros Iririú e Jardim Iririú).

As ações resultaram na retirada de 40 mil toneladas de resíduos com a limpeza manual e a mecanizada, o que equivale a 2 mil caminhões de 10 mil metros cúbicos de material. Essa retirada de material das águas contribui para evitar enchentes e inundações.

A limpeza manual ocorre em locais sem acesso para as máquinas, como nas áreas centrais, onde os rios e valas ficam próximos a casas e prédios. No caso da limpeza mecanizada, são utilizadas máquinas como escavadeiras, retroescavadeiras e equipamentos hidráulicos.

Joinville tem aproximadamente 700 km de rios e valas. Na área urbana, são em torno de 200 km. Todo o material retirado dos rios passa 24 horas decantando. Essa medida evita que a vegetação e a areia soltem água durante o transporte.

Dragagem do rio Águas Vermelhas

Em 2023, começaram as obras para dragagem e desassoreamento do Rio Águas Vermelhas que vão beneficiar a população dos bairros São Marcos, Nova Brasília, Glória, Morro do Meio e Vila Nova.

Mais de 500 mil metros cúbicos serão dragados em 11 quilômetros de obra. O investimento é superior a R$ 34 milhões. O projeto engloba a implantação da drenagem superficial (valas, tubos, bueiros), escavação do leito e margens (cortes e aterros), dragagem e desassoreamento mecanizado. Também inclui a revegetação de taludes, das áreas de preservação permanente e das áreas de depósito de sedimentos.

A obra foi viabilizada por meio do contrato assinado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Projeto Viva Cidade 2 – Revitalização Ambiental e Urbana do Município de Joinville.

Leia também:
1. Três pessoas são presas e quase R$ 500 mil em cigarros eletrônicos são apreendidos em Joinville
2. Mulher é agredida por se recusar a preparar café da manhã em Joinville
3. Corpo de jovem é encontrado em praia de Penha após três dias desaparecido
4. Destaque na temporada da Fórmula Delta, piloto joinvilense pode ser o primeiro da cidade na Stock Car
5. Escola consegue licenças para instalação de sede no bairro inteligente de Joinville


Assista agora mesmo!

Baile com Os Monarcas e paixão por futebol: Sargento Junkes leva o padrinho para o Bar da Zenaide:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo