X
X

Buscar

Livro resgata série de incêndios que marcaram Joinville no fim da ditadura militar

Lançamento do livro ocorreu no último sábado

Foi lançado no último sábado, 12, o livro “Uma Cidade em Chamas: a trama dos incêndios em Joinville (1977-1978)”, do historiador e pesquisador Izaias de Souza Freire. A obra reúne documentos inéditos do período final da ditadura militar e lança luz sobre uma sequência de atentados incendiários que atingiram a cidade.

O lançamento aconteceu em dois momentos: na livraria Ambiente Arejado, no bairro Floresta, e na Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj). Em ambas as ocasiões, o autor conversou com o público e autografou exemplares.

Freire também confirmou presença na 21ª Feira do Livro de Joinville, onde autografará a obra.

O livro

Baseado principalmente em registros do Serviço Nacional de Informações (SNI) e outras fontes complementares, o livro reconstrói os eventos ocorridos entre 1977 e 1978, quando escolas, igrejas, comércios e indústrias foram alvo de incêndios inexplicáveis — muitos deles em plena luz do dia.

A sucessão de casos mobilizou a opinião pública local, o governo municipal e o estadual, e chegou ao noticiário nacional e à capital federal.

Na época, o prefeito de Joinville era Luiz Henrique da Silveira, no primeiro mandato. Os episódios representaram um dos primeiros grandes desafios de sua gestão.

O autor, Izaias de Souza Freire, é doutor em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e atua como professor na rede pública de ensino em Joinville.

A obra está disponível para compra por R$ 50 na Livraria Ambiente Arejado (Rua Guarujá, 736 – Bairro Floresta), na banca itinerante Livros do Zeka, ou diretamente com o autor, pelo telefone (47) 99968-7897.

Leia também:
1. VÍDEO – Princípio de incêndio atinge ônibus e fumaça chama atenção em Joinville
2. Suspeitos de cometerem chacina em Joinville são julgados por júri popular
3. Câmara de Vereadores rejeita moção de repúdio contra estudantes de faculdade de Joinville
4. Bailarinos formados no Bolshoi de Joinville recebem homenagem na Rússia
5. Vereadora propõe lei para que empresas implantem pontos de apoio para entregadores em Joinville


Assista agora mesmo!

Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: