X
X

Buscar

Lojistas e entidades de Joinville estimam aumento nas vendas de Natal em 2021

Segundo a FCDL-SC, crescimento nas vendas deve ser de 6%

O Natal é uma das datas mais esperadas pelos lojistas e comerciantes, já que costuma movimentar a economia com a compra de presentes. De acordo com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL-SC), estima-se um crescimento de pelo menos 6% nas vendas deste ano no estado.

Em 2020, por conta da pandemia, a realidade se mostrou mais dura para os comerciantes, que registraram queda de 13,6% nas vendas de Natal. Para entidades como a CDL de Joinville, se alcançada a porcentagem, o momento será um avanço para o setor. Inclusive, o crescimento esperado para 2021 é ainda maior do que o registrado em 2019, com aumento de 4,9%.

O retorno da economia é atribuído em partes à vacinação e redução de casos e mortes por Covid-19. “Traz otimismo aos consumidores e confiança em voltar a adquirir produtos de segunda necessidade”, conta Leonardo Santana, presidente da Ajorpeme – Associação de Micro e Médias Empresas.

Assim como as entidades, os lojistas também esperam aumentar o número de vendas no Natal. A vendedora de calçados Débora da Silva Celestino aguarda a chegada da data com expectativa e esperança. “Estamos focados nas vendas e em alcançar nossos objetivos”.

Fernanda Silva/O Município Joinville

Débora também credita que a época é propícia para crescimento das vendas devido às bonificações salariais, como o décimo terceiro. “O pessoal tem uma renda extra”, comenta. O pagamento dos auxílios emergenciais também é uma aposta para que a população gaste com presentes de Natal.

Para ela, esta é uma oportunidade de correr atrás das vendas que não foram fechadas no restante do ano. A lojista opina que o aumento do custo dos itens básicos tirou o poder de compra da população e consequentemente reduziu a venda dos demais produtos.

Assim como Débora, a gerente de loja Suzana Castro conta que, ao longo do ano, as vendas não corresponderam as expectativas. “Precisamos lidar com pessoas sem dinheiro e aumento no preço dos produtos”, comenta.

Porém, Suzana também destaca que, desde meados de agosto, o movimento de pessoas no Centro da cidade voltou a crescer, fato que impacta as vendas, e a chegada do Natal deve movimentar ainda mais a população.

Fernanda Silva/O Município Joinville

“O Natal do ano passado não foi como imaginávamos, não teve gente na rua”, cita Daiana Aline D’Aguiar, gerente de uma loja de peças infantis. A lojista também acredita que a movimentação de pessoas no Centro da cidade ajuda a aquecer as vendas.

As decorações de Natal, por exemplo, são uma forma de atrair os moradores para a região central, lembram Suzana e Daiana. Ambas comentam que as ações de fim de ano, planejadas pela Prefeitura de Joinville, CDL e setor privado, devem contribuir com o crescimento das vendas. “As pessoas começam a passar para ver [as vitrines]”, diz Daiana.

Ações de Natal

Neste ano, a Prefeitura de Joinville irá realizar diversas ações alusivas ao Natal. Em parceria, a CDL já deu início ao Concurso de Vitrines e Fachadas. A entidade irá premiar em dinheiro as melhores decorações de vitrines e fachadas dos comércios locais.

O evento terá quatro categorias neste ano e as premiações vão de R$ 500 a R$ 2 mil para os vencedores. As quatro categorias serão divididas de acordo com o tamanho da vitrine do estabelecimento. Vitrines de até cinco metros serão da categoria “Porte pequeno”, as que possuem de 5,01 até dez metros são as de “Porte médio”, já as vitrines com mais de dez metros ficam na “Porte grande”. A quarta categoria é para “Fachadas” e não possuí distinção de tamanho.

“Acreditamos que deixar os estabelecimentos comerciais enfeitados, mesmo sem participar do concurso, vai encantar a população, deixando a cidade mais bonita e no clima de Natal. E isso vai ajudar o comércio, bares, restaurantes e toda a cadeia que sofreu com a pandemia”, afirma o presidente da CDL Joinville.

Além disso, a prefeitura também irá realizar ações no Centro da cidade, como a tradicional iluminação natalina, feira artesanal, decoração nas praças e um carrossel. As atrações também são parcerias com a CDL.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

“A entidade é responsável por gerenciar os patrocínios da iniciativa privada e já está montando as atrações das praças Dario Salles, da Bandeira e Nereu Ramos. Haverá palcos para apresentações culturais e feira de produtos natalinos no ginásio Abel Schulz”, afirma José.

Com o Centro repleto de atrações, os lojistas acreditam que mais moradores e turistas irão circular pela região, o que aumenta a visibilidade do comércio e, consequentemente, as vendas.

Contratações temporárias

Com o aumento de clientes e vendas, muitos empreendimentos devem contratar funcionários em regime temporário. O presidente da Ajorpeme comenta que as contratações temporárias já devem começar com a chegada da Black Friday, que acontece na sexta-feira, 27.

“O varejo deve abrir cerca de 6 mil vagas para temporários em Santa Catarina, segundo pesquisa da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo”, cita o presidente da CDL.  Leonardo destaca que, de acordo com estimativa da CNC estima, este deve ser o Natal com maior número de contratações em todo o Brasil desde de 2013.

Leia também:
Concurso de Vitrines e Fachadas de Natal está com inscrições abertas em Joinville
Feira Dona Francisca será realizada semanalmente em Joinville
Joinville terá Feirão Limpa Nome; veja como participar


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube