Mãe alega negligência médica em Barra Velha após criança de 4 anos morrer de dengue
Menina tinha 4 anos
Sofia Emanueli Ribeiro Pereira, de 4 anos, morreu em decorrência de dengue tipo D na tarde deste domingo, 31 de março. Ela estava internada no Hospital São José, em Jaraguá do Sul, após passar por atendimentos no Pronto Atendimento de Barra Velha, cidade onde morava com a família.
Durante o período de internação de Sofia, a mãe da menina alegou negligência médica nos primeiros atendimentos. Segundo um vídeo publicado nas redes sociais de uma amiga da família, Sofia teria recebido paracetamol na primeira passagem pelo centro de saúde.
“Levei minha filha lá com 39,9 de febre”, ela conta. “Eu pedi o termômetro, nem passou pelo médico”, explicou. Sofia ficou no PA das 10h até 17h, quando a febre baixou e ela decidiu ir para casa.
Como Sofia não melhorava e estava inchada, decidiram voltar ao PA. Nesse segundo atendimento, Sofia saiu com a receita de antibiótico. Conforme a mãe, o médico que atendeu Sofia não pediu exame, apenas alegou que a menina apresentava um quadro de gastroenterite bacteriana e dengue. Entretanto, após um dia com a medicação, Sofia piorou.
De acordo com o relato da mãe, ela ficou gelada e com boca esbranquiçada. Com ajuda da pastora da igreja que frequentam, Sofia foi levada novamente ao PA, onde foi reanimada e colocada em uma ambulância para ser encaminhada para Jaraguá do Sul.
Ao chegar no hospital, a menina foi internada na UTI em estado grave, com coagulação do sangue no pulmão. Já no domingo, Sofia morreu em Jaraguá do Sul. O velório dela ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 1º.
Manifestação
A comunidade e conhecidos da família organizaram uma manifestação em homenagem à Sofia na tarde de terça-feira, 2. A passeata deve ocorreu a partir das 18h na frente da Câmara Municipal de Vereadores de Barra Velha.
O que diz a Secretaria de Saúde
Em nota divulgada na noite deste domingo, a Secretaria de Saúde de Barra Velha prestou condolências e afirmou ter instaurado procedimentos de sindicância para apurar a possível negligência médica.
Leia a nota na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Saúde de Barra Velha se solidariza com os familiares e amigos da Sofia Emanueli Ribeiro Pereira neste momento de profunda dor. Diante da gravidade dos fatos e comprometidos com a transparência pública das ações e serviços de saúde, serão iniciados procedimentos de sindicância para apurar eventuais irregularidades, bem como todos os aspectos dos atendimentos prestados à paciente.”
Leia também:
1. Projeto quer revogar título de cidadã honorária de Joinville de Ideli Salvatti
2. Confira endereços com falta de luz em Joinville na primeira semana de abril
3. PRF apreende 142 quilos de maconha em Joinville
4. Veja a previsão do tempo em Joinville na primeira semana de abril
5. Homem é morto a tiros em São Francisco do Sul
Assista agora mesmo!
Amor à primeira vista trouxe paraguaia para Joinville: