+

Maior competição universitária da América Latina inicia segunda-feira em Joinville

Cerimônia de abertura será aberta ao público

Maior competição universitária da América Latina inicia segunda-feira em Joinville

Cerimônia de abertura será aberta ao público

Isabel Lima | Revisão

Na segunda-feira, 9, às 19h30, ocorre a Cerimônia de Abertura dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), a maior competição universitária da América Latina. O evento é gratuito e aberto ao público, no Centreventos Cau Hansen, localizado na Avenida José Vieira, 315, em Joinville.


A solenidade contará com a presença do prefeito Adriano Silva, do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Braga, além das 27 delegações, de todos os Estados e do Distrito Federal, que disputam os jogos. A cerimônia vai apresentar as tradições e cultura joinvilense por meio da dança.

Outro destaque do evento, será o Desfile das Delegações com a presença de atletas representantes das Federações Universitárias do país, que participarão das 21 modalidades esportivas disputadas durante os JUBs.

Continua após o anúncio

O título conquistado por Joinville de Capital Nacional da Dança será um dos destaques do enredo da Cerimônia de Abertura. Para representar esse ícone da cultura, o evento terá a participação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e de alunos da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, dez vezes campeã no Festival de Dança de Joinville.

Além deles, os estudantes da Escola Municipal Professora Valesca May Engelmann, trazem a cultura germânica para o palco. A Liga das Escolas de Samba de Joinville e o projeto Passistas do Futuro integram a programação cultural.

Jogos Universitários Brasileiros

Cerca de 5 mil pessoas são esperadas na cidade para participar da competição. O JUBs acontece em diferentes locais da cidade: na Expoville, que será o principal local dos jogos, no Centreventos Cau Hansen, no Centro de Treinamento Ivo Varella, Ginásio Municipal de Esportes Mário Timm, Ginásio Abel Schulz, Univille, Associação Atlética Tupy e no Joinville Tênis Clube.

“Fizemos melhorias em nossas instalações e estamos nos últimos detalhes, recebendo a parte de infraestrutura, fazendo os acertos das instalações esportivas que vão receber os eventos. A equipe da Sesporte também está se preparando para atuar nas áreas funcionais do evento”, explica a secretária de Esportes de Joinville, Caroline Rodrigues.

A Expoville será o principal local de jogos dos JUBs 2023. Lá, serão realizadas provas de todas as modalidades, exceto voleibol e tênis. Para receber os jogos e o público, estão sendo instaladas arquibancadas, duas quadras de 40×20 metros, quadra de basquete, áreas de luta e de tênis de mesa.

Também será montado o Boulevard dos Atletas. Nesse espaço de convivência serão realizados os eSports. Para tanto, serão instalados diversos equipamentos com aparelhos de TV, computadores, telas de LED, cadeiras e bancadas para a realização dos jogos eletrônicos que terão a participação de mais de 200 atletas.

No Boulevard dos Atletas também estará o palco de premiação dos jogos e serão realizadas ações de entretenimento e ativações de patrocinadores. Ainda na Expoville irá funcionar o restaurante exclusivo para atletas, onde serão servidas as refeições do almoço e jantar. O café da manhã eles farão nos hotéis que estão hospedados.

Como assistir

Os Jogos Universitários Brasileiros são uma atração especial para o público, que está convidado a prestigiar os jogos. A entrada é gratuita em todos os locais.

Também haverá transmissões dos jogos pela internet, pelo canal da CBDU no YouTube e pela plataforma de streaming Twitch. A programação completa do JUBs 2023 estará disponível nas redes sociais da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Durante os 14 dias de competição, os atletas vindos de todas as partes do Brasil disputarão as modalidades de judô, karatê, luta olímpica, tênis, tênis de mesa, tênis de mesa paradesportivo, xadrez, acadêmico, breaking, cheerleading, basquete, futsal, handebol e vôlei, além dos esportes eletrônicos – League of Legends, Futebol Eletrônico, Clash Royale, Valorant, CS Go e Free Fire.


Assista agora mesmo!

Papo com quem entende: representante da Opa revela o mais novo sabor da cerveja:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo